A caveira da mártir, de Camilo Castelo Branco.

A caveira da mártir, de Camilo Castelo Branco.

LIVRO:

-A caveira da mártir, de Camilo Castelo Branco.
Editorial Domingos Barreira, Porto.
4 edição revista pelo Dr Joaquim Ferreira, sem data.
Tem 233 páginas, as primeiras 27 páginas contém um desenho a p/b do autor, prefácio e a introdução.
Dimensão 22,5cm x 16,5cm.
SINOPSE
Publicado em 1876, o romance A Caveira da Mártir foi um dos maiores sucessos comerciais da carreira literária de Camilo Castelo Branco, quando ainda era vivo, tal como muitas das obras camilianas, é baseada em casos reais e históricos. Mas, ao contrário de outros romances, que seguem somente uma história linear, aqui é explorado um entrelaçado de histórias, interligadas pelas acções e domínio da Santa Inquisição na justiça portuguesa e da aplicação da pena capital.

Como história central está o caso de um médico francês que exercia a sua profissão em Lisboa e que foi acusado de ter assassinado a sua jovem esposa. Uma história verídica que foi mote de um dos maiores trabalhos de investigação criminal da altura. O médico alegava que a mulher era adúltera, o que, de acordo com a justiça da época, lhe dava o direito de tomar providência em defesa da sua honra. Para além disso, o acusado tinha sido agraciado, em anos prévios, com uma comenda da Ordem de Cristo pelo seu trabalho, pelo que se tornava necessária a aprovação do Vaticano para que ele fosse submetido a julgamento.

Igualmente verídico é o caso das 20 jovens freiras de Odivelas que foram condenadas à morte por delitos amorosos. Um caso que especula-se não foi mais do que uma tentativa de sanear a má-fama que caíra sobre o convento. O facto é que em anos anteriores o convento de Odivelas fora palco dos encontros amorosos de D. Afonso VI com uma jovem freira a quem ele prometera fazer rainha. Mais tarde foi uma tal de Feliciana de Milão que, tendo sido enclausurada no convento pela família, sem ter vocação, recusou-se a participar no modo de vida religioso e passou a receber constantemente amantes dentro do convento.

No fundo a obra é uma ilustração da posição desigual que gracejava a Mulher na sociedade de 1700, de modo a fazer o paralelismo com a situação feminina na época de Camilo, razão pela qual a obra foi um dos seus maiores sucessos literários, já que a maioria dos seus leitores eram mulheres particularidade que Camilo tinha plena consciência. A obra surge também em função do debate em torno no papel e da importância da Mulher na sociedade, que surgiu nos finais do século XIX, um pouco por todo o mundo, e que deu origem aos movimentos do sufrágio feminino nos ínicios do século XX.

*EXEMPLAR EM muito bom estado.

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Carlos Lopes

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