A Imagem do Teatro - Iconografia do Teatro de Gil Vicente

A Imagem do Teatro - Iconografia do Teatro de Gil Vicente

Autor: João Nuno Sales Machado
Obra: A Imagem do Teatro - Iconografia do teatro de Gil Vicente
Editor: Caleidoscópio
Ano: 2005
Formato: capa mole
Páginas: 221

Observações: Partindo do princípio que o teatro é uma arte da imagem, estuda-se o teatro de Gil Vicente (activo entre c.1502 e 1536), aproximando-o das artes plásticas coevas.
Analisa-se o contexto artístico do tempo de Vicente, as condições sociais dos artistas, o modo como o poder faz reproduzir a sua imagem, o gosto e a recepção das obras. Estudam-se pontos de contacto entre a produção teatral e a produção nas artes plásticas nas grandes festas urbanas, civis e religiosas, nomeadamente na Entrada Real de 1521, em Lisboa, e nas procissões do Corpus Christi.
Num segundo momento da dissertação, desenvolve-se a leitura iconológica de Breve Sumário da História de Deos, através de metodologia própria. Ensaia-se um restauro da caracterização das figuras, das acções e do espaço representados nesse auto. Propõe-se, assim, um inquérito ao teatro de Vicente através da perspectiva iconográfica, que permitirá acrescentar informação substancial ao estudo da componente espectacular do seu teatro e ultrapassar a abordagem literária que dos seus autos tem sido feita. - Centro de Estudos de Teatro

Muito bom estado.
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

teatro
15793
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 082 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio