A Multinação// Stéphane Pierré-Caps

A Multinação// Stéphane Pierré-Caps

A questão da Nação ressurge por toda a Europa. Da Jugoslávia às fronteiras da Rússia, este aspecto assume, nos nossos dias, o rosto da guerra. Quais são as raízes profundas destes conflitos? Como solucioná-los, quando o princípio «universal do Estado-nação se mostra inadaptado?
Stéphane Pierré-Caps relembra a história das consciências nacionais, das concepções de identidade, de que saíram as minorias na Europa Central e Oriental. A sua experiência particular oferece novas formas de pensar as relações entre o Estado e a Nação. Possibilita conceber modelos inéditos de organização política. Autoriza a imaginar um novo quadro para viver em conjunto, o da multinação.
Da Europa Central, dilacerada pelo nacionalismo, à Europa Ocidental perturbada pela supranacionalidade de Maastricht, o problema é o mesmo: o futuro da Europa estará na multinação?
Uma análise aguda da situação europeia contemporânea e a proposta de hipóteses arrojadas, mas verosimilhantes, para que a Europa não se esvaia num momento que parece cada vez mais próximo.

ISBN: 9789728407032
Edição 1997
Instituto Piaget
158 x 232 x 29 mm
Páginas: 380
Economia e Política
Política Europeia
portes normais grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Maria Afonso

Maria Afonso

Anunciante desde Set. 2011 PRO
Verificado com 5 339 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio