Alvará Rainha, reverte castigo degredo á primeira escritora portuguesa

Alvará Rainha, reverte castigo degredo á primeira escritora portuguesa

Vendo:

-Alvará histórico de 1777, onde a Rainha Dona Maria I (primeiro ano do seu reinado) reverte uma injusta condenação. Ordena que voltem do degredo em Angola, os manos Estevão Soares de Mello e Dona Teresa de Mello e que sejam entregues prontamente aos mesmos as terras, os bens, a casa e até o nome.
Esta condenação aos irmãos Mello foi também emitida em Alvará por o Rei Dom José sete anos antes (1770) em concluio com o Marquês de Oeiras e o tio dos Mello, que ficou com toda a riqueza espoliada aos seus sobrinhos (o Alvará de condenação pode ser consultado na torre do tombo).

Era desta forma que o Rei Dom José, ou o Marquês de Pombal faziam a várias famílias brasonadas ou da elite, assim como a muitos membros do clero!
Tudo era um jogo viciante de lucro próprio e de interesses! O castigo dos irmãos Mello (que a Rainha consegue de forma justa anular, no Alvará aqui à venda) é um exemplo suave, muitos foram toturados em praça pública até à morte.
Estes 3 Fólios que estou a vender respiram história e fazem-nos viajar para uma Lisboa em caos, uma capital que ainda vivia com as cicatrizes do terramoto e aos poucos se tornou no que é hoje.
Esta fase da vida da Rainha é chamada de "viradeira", porque virou de pernas para o ar toda a corte, exilou o Marquês de Pombal, colocou Pina Manique como Intendente da poliícia, admitiu que os Jesuitas foram mal tratados e viveu o resto da vida com remorsos por todas as barbaridades consentidas pelo Rei seu pai, nomeadamente o processo dos Távora!
Faleceu no Brasil, onde anos antes procurou fugir da invasão Napoleónica.

*Este Alvará destaca-se porque Dona Teresa nasceu no Brasil, vindo em tenra idade com toda a família para Portugal. Foi talvez a primeira escritora feminina a escrever em português!
Já em idade "casadoira" apaixonou-se por um homem pobre e o sofrimento dela começa aqui, porque a familia dela e a sociedade patriarcal eram contra, contudo contrai matrimónio com ele!
Quando vai para o injusto degredo, já era viúva e metade dos seus doze filhos haviam falecido no decorrer do processo.
Dona Teresa, apesar de ser ainda hoje desconhecida da maioria é considerada pelo meio académico como uma das mulheres mais corajosa e audaz da história luso-brasileira, é uma heroína e um exemplo de adversidade e conquista!

Como ponto de partida desta corajosa mulher, procurem um título no Google:
"Uma poetisa Brasileira (1711 ou 1712 a 1793)"

Ou investiguem por favor no Google:
blogletras.com/2009/11/as-aventuras-de-teresa-margarida-da.html

**ARTIGO em EXCELENTE estado. Entrego em Benfica, ou posso enviar por correio.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 770 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio