Amândio César // O Guarda Chuva Vermelho

Amândio César // O Guarda Chuva Vermelho

Autor: Amândio César
Obra: O Guarda-Chuva Vermelho
Editor: Sociedade de Expansão Cultural, 1965
Edição: 1
Formato: capa mole
Págs: 188

Observações: Amândio César [Arcos de Valdevez, 1921 - Lisboa, 1987]
Poeta, ficcionista, ensaísta e crítico literário, desenvolveu ainda, em Braga e em Lisboa, a actividade de jornalista comprometido com o Estado Novo. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professor do ensino técnico.
Foi um dos elementos do grupo Poesia Nova e o fundador da revista Quatro Ventos (Braga, 1954-1957).
Como ensaísta e crítico literário, dedicou parte da sua actividade à divulgação das literaturas brasileira e africana de expressão portuguesa, nomeadamente a angolana, sempre de um ponto de vista «colonial ou «ultramarino mas sem discriminar os que politicamente lhe não eram pares publicou Elementos para Uma Bibliografia da Literatura e Cultura Portuguesa Ultramarina Contemporânea: Poesia, Ficção, Memorialismo, Ensaio, em colaboração com Mário António (1968), e as antologias Novos Parágrafos da Literatura Ultramarina (1971) e Antologia do Conto Ultramarino (1972).
Publicou também alguns trabalhos no domínio da geografia literária, alguns dos quais em publicações como Gil Vicente, Boletim de Trabalhos Históricos, Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, Ultramar, etc. Foi tradutor de Curzio Malaparte e Alberto Moravia.
No dizer de Jorge de Sena, «se a sua poesia se integra, apesar de uma certa versatilidade, num lirismo tradicional e tradicionalista, os seus contos aproximam-no do neo-realismo literário na forma de tratar a terra duriense. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Muito bom estado, por abrir
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , ficção, contos

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 083 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio