As Minas de Salomão de Eça de Queiroz

As Minas de Salomão de Eça de Queiroz

As Minas de Salomão
Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós
de Eça de Queiroz

Edição crítica das obras de Eça de Queirós

Imprensa Nacional - Casa da Moeda

«A presente edição crítica dAs Minas de Salomão, por Alan Freeland, retoma várias das questões que ao longo dos anos têm interessado os estudiosos (em número relativamente escasso, diga-se de passagem) desta tradução e do papel que nela terá tido Eça de Queirós.

Seja qual for esse papel, parece inegável que o texto português, apresentado na edição em livro de 1891 como revisto por Eça, constitui uma espécie de versão livre do original inglês, versão de onde não está evidentemente ausente o inconfundível timbre estilístico queirosiano.

A circunstanciada introdução que Alan Freeland preparou para esta edição trata desta e de muitas outras questões, não deixando de colocar as Minas em contexto. É este um procedimento absolutamente indispensável, para entendermos as motivações de Eça, enquanto editor e sobretudo tradutor-revisor deste romance um tanto sofrível, se comparado com as magistrais criações saídas da sua pena.

E a edição em simultâneo dos dois textos o original inglês e a versão portuguesa constitui uma adequada opção editorial para que se possa fazer uma ideia clara das diferenças entre ambos.

Também por isso, esta edição crítica passa a constituir um elemento de trabalho fundamental para melhor compreendermos um âmbito do trabalho literário queirosiano que merece ser valorizado.

Carlos Reis, da «Nota prefacial

NOVO

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Manuel Silva

Anunciante desde Dez. 2022
Verificado com 960 anúncios publicados Lourinhã - Lourinhã e Atalaia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio