BOURGELAT, Claude.- Elementos da arte veterinária 1821-1822

BOURGELAT, Claude.- Elementos da arte veterinária 1821-1822

N 18787 BOURGELAT, Claude.- Elementos da arte veterinaria: materia medica racionavel, ou resumo dos medicamentos considerados em seus effeitos, para uso dos alumnos das Aulas Veterinarias... / traduzido em portuguez da quarta e ultima edição do mesmo author...- Lisboa: Na Impressão de João Baptista Morando, 1821-1822.- 2 vols
BOURGELAT, Claude.- Elementos da arte veterinaria: materia medica racionavel, ou resumo dos medicamentos considerados em seus effeitos, para uso dos alumnos das Aulas Veterinarias... / traduzido em portuguez da quarta e ultima edição do mesmo author....1 Edição - Lisboa: Na Impressão de João Baptista Morando, 1821-1822.- 2 vols.; 20 cm.- E. Claude Bourgelat (1712-1779), veterinário e écuyer (equiador) francês, natural de Lyon, foi fundador das duas primeiras escolas de veterinária do mundo, Lyon (1761) e Maisons Alfort (1765). A colação dos dois tomos é a seguinte: I - XXXVIII, 421, [5] p.; II - 176 (aliás 576) p. Aparentemente o tradutor terá sido o brigadeiro António Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado. Exemplar levemente aparado, com ligeiras manchas; últimas quatro folhas do primeiro tomo (índice e erratas) com extensas falhas marginais no canto superior exterior (sem afectar o texto). Carimbo do visconde de Sto. André em ambas as páginas de rosto. Encadernações da época, com as lombadas em pele. Inocêncio, VIII, p. 108. Gonçalves Rodrigues (Tradução), 3739.
Claude Bourgelat foi o personagem principal do início das atividades médico-veterinárias no mundo, segundo critérios científicos. Em 1750 Bourgelat publicou o livro "Elementos de Hipiatria" pelo qual foi nomeado correspondente da Academia de Ciências de Paris e de Berlim. Mas as suas atividades no mundo médico-veterinário foram mais marcantes do que na equitação. Estudou todas as obras antigas sobre manejo e anatomia animal, sobretudo as que tratavam do cavalo.

Denis Diderot (1713-1784) e Jean d'Alembert (1717-1783),editores da "Enciclopédia Francesa", solicitam sua colaboração para escrever os verbetes ou assuntos relativos a "Arte Eqüestre, Arte de Ferrar Eqüinos e Artes Relativas". Após ter corrigido os escritos de autores precedentes, Bourgelat assina em 1755 o primeiro dos mais de duzentos artigos para a Enciclopédia. Através de sua obra conhece e obtém o apoio de Voltaire (1694-1778) e Malesherbes (1721-1794). Seu primeiro projeto em criar uma escola veterinária fracassa, por falta de apoio das autoridades municipais de Lyon. Em 1754 conhece Henri-Léonard Bertin, nomeado Intendente da "Généralité de Lyon" com o qual estabelece profunda amizade. Em 1757 Bertin assume o cargo de "Lieutenant Général de la Police à Paris" e Bourgelat é promovido a "Inspecteur des Haras de la Généralité de Lyon". Em 1759, Bertin assume a função de "Contrôleur Général des Finances" do Rei Luiz XV e no ano seguinte, Claude Bourgelat assume o posto de "Censeur et Inspecteur de la Librarie de Lyon". Em 1761, o governo de Luiz XV adota a política de lutar contra as doenças do gado, a proteção das pastagens e ensino rural. Henri Bertin torna-se o promotor do movimento de reforma agrária idealizado pelo Rei, propondo a criação de uma escola veterinária o que culminou com a assinatura do Édito Real pelo rei Luiz XV, em 04 de agosto de 1761, que autorizava a criação de uma escola médico-veterinária onde "se ensinará publicamente os princípios e os métodos de tratar as doenças dos animais", que seria a primeira a entrar em funcionamento no mundo.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio