Casa Museu Dr Anastácio Gonçalves. Julho de 1980.

Casa Museu Dr Anastácio Gonçalves. Julho de 1980.

N 13323 Casa Museu Dr Anastácio Gonçalves. Julho de 1980. 32 Pgs. 24x29cm. Presidência do Conselho de Ministros. IPPC.
A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, ou Casa Malhoa, é uma casa-museu localizada em Lisboa na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa.
Foi projectada pelo arquitecto Norte Júnior nos anos 1904 1905. Foi construída com a finalidade de servir de habitação e atelier de trabalho, ao pintor José Malhoa. Esta edificação foi agraciada com o Prémio Valmor em 1905, devido à sua beleza arquitectural.
Decreto-Lei 222/80
de 12 de Julho
O Dr. António Anastácio Gonçalves legou ao Estado a moradia da Avenida de 5 de Outubro, 8, em Lisboa, e o seu recheio, com a finalidade de preservar o edifício e de nele funcionar um museu. Era sua vontade, expressa em testamento, que esta unidade museológica ficasse «regularmente patente à visita do público para seu recreio e instrução. De facto, não só o rico espólio cultural do seu recheio mas também a privilegiada localização da moradia justificam a concretização da vontade do doador.
Para tanto se cria, através do presente diploma, a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, que é dotada dos meios necessários à correcta transmissão da mensagem cultural que este legado encerra, na perspectiva de uma museologia actual.

Portes grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio