Casa na duna. Romance por Carlos Oliveira.

Casa na duna. Romance por Carlos Oliveira.

N 19369 Casa na duna. Romance por Carlos Oliveira. Editora Sá da Costa. 178 pgs. 13x20cm.
Romance de Carlos de Oliveira, publicado em 1943, com versão reescrita em 1980.
Constituída por vinte e nove capítulos curtos, a obra é marcada por várias analepses, por mudanças do sujeito narrativo e por parágrafos curtos e incisivos.
A obra descreve a vida dos camponeses e as suas dificuldades económicas, a miséria dos jornaleiros e a vida monótona dos fidalgos. A narrativa centra-se em Mariano Paulo, proprietário de uma quinta, em Corrocovo, situada no alto de uma duna. Não querendo mecanizar a lavoura, a quinta não lhe é rentável. Esta personagem temportanto dificuldades em manter a propriedade dos seus antepassados e em subsistir economicamente, o que o leva a lançar-se em diversos negócios, mas sem sucesso.
O filho de Mariano Paulo, Hilário, rapaz conflituoso e perturbado, demonstra desinteresse pela quinta, vivendo preso à memória da mãe falecida. Este jovem acaba por morrer, e a sua morte simboliza a degradação da família.
Integrado no neorrealismo português, o romance procura denunciar a exploração do homem pelo homem, o sistema falacioso da sociedade movida por interesses e regras de mercado e concorrência.
Carlos de Oliveira nasceu em 1921, em Belém do Pará, filho de pais portugueses emigrados no Brasil. Tinha apenas dois anos quando a família regressou a Portugal. Na cidade que o acolheu, Coimbra, participou no grupo do Novo Cancioneiro, na génese do movimento Neorrealista, de que viria a ser uma das maiores vozes. Colaborou nas revistas Altitude e Seara Nova, e dirigiu durante algum tempo a revista Vértice. Começou a destacar-se com os seus livros de poesia Mãe Pobre (1945), Micropaisagem (1968), Pastoral (1977), entre outros

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio