Catálogo-Guia dos Utensílios Apícolas por Manuel Tavares de Sousa

Catálogo-Guia dos Utensílios Apícolas por Manuel Tavares de Sousa

N 18871 - Catálogo-Guia dos Utensílios Apícolas por Manuel Tavares de Sousa (Rio Mau / Entre-os -rios, Porto, s.d. 1953); 19,3 cm.-B.36 Pgs. Ilustrado.
Raro.


Estávamos nos primeiros anos do Século XX, em Rio Mau, Concelho de Penafiel. Manuel Tavares de Sousa (20/08/1872 21/01/1958), natural de Capelos Vale de Cambra, foi recebido oficialmente em Rio Mau (como padre) a 25 de Fevereiro de 1904, mediante um contrato de 900 réis mensais com a Confraria do Santíssimo Sacramento (Silva - 1993).


Entre outras actividades, marcou pelas iniciativas ligadas à música, à construção civil e ao gosto e prática da apicultura. Segundo Joaquim Andrade Correia, seu colaborador e discípulo foi o pioneiro de todo o Portugal referindo-se à prestação do Padre na apicultura.


A história do Padre Sousa e da Colmeia Lusitana conta-se em poucas palavras, a invenção da colmeia resume-se às sucessivas reduções e alterações de uma colmeia já existente, adaptando-a à realidade apícola dessa época. Com esta visita apenas tentei, em amena conversa informal com dois contemporâneos do Padre, tomar o pulso aos anseios e esperanças dos apicultores e da apicultura de então.


Enquanto entusiastas da apicultura, o Padre Manuel Sousa e o seu sócio o Dr. Manuel Amorim, importaram uma colmeia Dadant dos Estados Unidos da América, tinha 50 x 50 cm e levava 12 quadros. Não me souberam confirmar o ano desta aquisição, mas eventualmente que a reproduziram e utilizaram nas explorações apícolas.
Outras fontes referem inclusivamente a viagem do Padre Sousa e do Dr. Amorim aos EUA para esse efeito (Soeiro - 2006-2007).


Certo é que tanto o Padre como o Dr. Manuel Amorim acharam a colmeia demasiado grande, sobredimensionada para o tipo de apicultura que praticavam. Essa colmeia foi considerada um monstro, () era um caixote enorme, muito fundo, pesado e cortaram-lhe dois quadros, fizeram a colmeia Prática. Assim o disse Joaquim A. Correia. Esta alteração à colmeia Dadant é atribuída ao Dr. M. Amorim.


A colmeia resultante, pode-se dizer de desenho português (colmeia Prática), passou a ter como dimensões: 50 cm de comprido por 43 cm de largo.

Portes Grátis

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 279 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio