Contra o Liberalismo - Livro
Preço: 15 €Contra o Liberalismo - Livro
Especificações
Descrição
Título: Contra o Liberalismo
Subtítulo: A Sociedade não é um Mercado
Autor: Alain de Benoist
N páginas: 248
Formato: 152x229mm
ISBN: 9798884338722
Quando se afirma que o liberalismo é a ideologia dominante do nosso tempo, encontramos sempre bons espíritos indignados alegando, por exemplo, o aumento dos gastos públicos ou o nível das retenções obrigatórias (em sede fiscal) nos nossos países. Esta é uma forma de ver o problema através de lentes muito limitadas. Uma sociedade liberal não é exactamente o mesmo que uma economia liberal. É, não obstante, uma sociedade onde predomina a primazia do indivíduo, a ideologia do progresso, a ideologia dos direitos humanos, a obsessão pelo crescimento, o lugar desproporcionado que ocupa o valor mercantil, a sujeição do imaginário simbólico à axiomática do interesse, etc..
O autor escalpeliza esta ideologia dominante como doutrina filosófica, económica e política que deve ser estudada e julgada; este ilustre representante da modernidade que produz, inapelavelmente, o homem abstracto e desenraizado. Rejeita as distinções dos diversos liberalismos, por essa fórmula poder conduzir ao equívoco de que existe um liberalismo bom e um liberalismo mau. Este livro é um trabalho de filosofia política que se esforça por ir ao essencial, ao coração da ideologia liberal, a partir de uma análise crítica dos seus fundamentos.
Subtítulo: A Sociedade não é um Mercado
Autor: Alain de Benoist
N páginas: 248
Formato: 152x229mm
ISBN: 9798884338722
Quando se afirma que o liberalismo é a ideologia dominante do nosso tempo, encontramos sempre bons espíritos indignados alegando, por exemplo, o aumento dos gastos públicos ou o nível das retenções obrigatórias (em sede fiscal) nos nossos países. Esta é uma forma de ver o problema através de lentes muito limitadas. Uma sociedade liberal não é exactamente o mesmo que uma economia liberal. É, não obstante, uma sociedade onde predomina a primazia do indivíduo, a ideologia do progresso, a ideologia dos direitos humanos, a obsessão pelo crescimento, o lugar desproporcionado que ocupa o valor mercantil, a sujeição do imaginário simbólico à axiomática do interesse, etc..
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