COSTA, D. Francisco da.- Cancioneiro chamado de D.

COSTA, D. Francisco da.- Cancioneiro chamado de D.

N 13136 COSTA, D. Francisco da.- Cancioneiro chamado de D. Maria Henriques / introdução e notas de Domingos Maurício Gomes dos Santos.- Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956.- CLX, 673 p.: il.; 24 cm.- B. Miscelânea poética de grande valor histórico-literário, cujo original foi escrito durante o cativeiro do autor, em Marrocos, no século XVI. Meia-encadernação de pele, com o corte das folhas carminado à cabeça, conservando as capas de brochura.
Ilustrado em extra-texto com duas reproduções em policromia sobre papel couché colado sobre folhas de cartolina do brazão dos Costas, conforme o Livro do Armeiro Mor e o Livro da Nobreza e com quinze fotografias e mapas, sobre papel couché, relativos aos locais onde estão sepultados parentes do autor, em Évora, aos locais em Marrocos, onde viveu os últimos anos de vida e folhas de manuscritos.
A transcrição texto do manuscrito ocupa o livro até à página 490. As restantes páginas contêm índices das composições por idioma e segundo a ordem do códice, índice das composições líricas intercaladas nas peças de teatro para recitar e outro índice das composições líricas musicadas, índice alfbético de todas as poesias e índice das ilustrações. Inclui também fontes, manuscritas e impressas, adenda e corrigenda, glossários, índice ideográfico e onomástico e índice geral.
Magnífica e cuidada edição de um manuscrito, pertencente ao Arquivo dos Condes de Tarouca, que contém a obra poética e teatral de D. Francisco da Costa (Lisboa, 1533 - 1591) fidalgo português, que foi soldado na Índia, capitão de Malaca, armeiro e armador-mor de D. Sebastião, Governador do Algarve durante a ausência do Rei em Marrocos e, depois do desastre de Alcácer-Quibir, embaixador na Corte do Xerife de Marrocos, para tratar do resgate do cativos na batalha, onde morreu em cativeiro abandonado pelos fidalgos de cujo resgate se constituiu fiador.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio