Fernando Guedes // Estudos Sobre Artes Plásticas 1985

Fernando Guedes // Estudos Sobre Artes Plásticas 1985

Autor: Fernando Guedes
Obra: Estudos Sobre Artes Plásticas. Os Anos 40 em Portugal e outros estudos
Editor: Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Colecção Arte e Artistas
Ano: 1985
Primeira edição
Formato: capa mole
Páginas: 142-VII
Ilustrado

Observações: Fernando Guedes [Porto, 1929 - Lisboa, 2016]
Poeta, crítico de arte, editor e se se considerar, sobretudo, a publicação de O Livro e a Leitura em Portugal: Séculos XVIII e XIX, 1987 investigador no domínio da actividade bibliográfica.
Frequentou a Universidade Técnica de Lisboa, não tendo concluído o curso de Economia em que se matriculara. Entre 1951 e 1958, após um estágio em Inglaterra, trabalhou na filial de Lisboa de uma casa de comércio inglesa. Em 1958 foi um dos sócios fundadores da Editorial Verbo, à frente de cuja direcção se tem mantido até hoje. Em 1969 foi eleito presidente da direcção do, então, Grémio Nacional de Editores e Livreiros e, sendo vogal, por inerência, da Corporação da Imprensa e Artes Gráficas, foi designado procurador à Câmara Corporativa. Em 1976 foi designado membro da Comissão Internacional da União Internacional de Editores, com sede em Genebra, ascendendo em 1981 à sua Comissão Executiva.
De 1982 a 1987 foi novamente presidente da, agora, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Em 1988 foi eleito presidente do Gelc-Groupe des Editeurs de Livres de la CEE, em Bruxelas, e vice-presidente da União Internacional de Editores. Ainda em 1988 integrou o Comité de Consultores Culturais da CEE na qualidade de vice-presidente do «Grupo Livro».
Foi um dos fundadores, com David Mourão-Ferreira, António Manuel Couto Viana e Luís de Macedo, em 1950, das «folhas de poesia» Távola Redonda e, de 1959 a 1962, dirigiu a revista de cultura Tempo Presente. Colaborou também na revista Graal, dirigida por António Manuel Couto Viana. Co-dirigiu a secção de Belas Artes da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, para a qual escreveu mais de 200 artigos.
No campo da crítica de arte destaca-se a maneira como soube chamar a atenção para as primeiras manifestações de pintura abstracta, considerando em especial os casos de Fernando Lanhas e Nadir Afonso. As suas intervenções neste domínio encontram-se em várias obras, nomeadamente em Pintura, Pintores, Etc. (1962) e Estudos sobre Artes Plásticas (1985).
Procurou encontrar para a sua poesia o que, no campo verbal, corresponderia ao rigor, ao Construtivismo e a um certo esvaziamento, acentuado pelo recurso a construções elípticas, que se diriam próximos do Abstraccionismo. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Bom estado
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

arte
8732
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 080 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio