Fernando Guimarães // As Quatro Idades

Fernando Guimarães // As Quatro Idades

Autor: Fernando Guimarães
Obra: As Quatro Idades
Editor: Presença
Ano: 1996
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 101


Observações: Fernando Guimarães [Porto, 1928]
Poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor. Licenciado, pela Universidade de Coimbra, em Ciências Histórico-Filosóficas. Leccionou em escolas do ensino secundário e é investigador do Centro de Literatura da Universidade do Porto, onde desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados com a recensão das revistas literárias portuguesas publicadas desde 1889.
Esteve ligado a publicações como Eros, Árvore (nos anos 50) e a nova série de Bandarra. Traduziu, entre outros, Keats, Byron, Shelley, Dylan Thomas e Hofmannsthal. Organizou a edição crítica das Poesias Completas de Ângelo de Lima, bem como uma antologia de ficção e narrativa do Saudosismo, movimento a que tem dedicado alguns estudos.
Personalidade discreta da vida literária portuguesa, tem desdobrado a sua actividade entre um ensaísmo profundamente informado (do Simbolismo à actualidade), atento ao devir das vanguardas e ao eco das várias tradições, equacionando as relações da expressão poética com a filosofia, e uma poesia de tessitura rarefeita, a que não é alheio o rigor expressivo, poesia que Jorge de Sena sintetizou como evocadora de «uma atmosfera visionária mas estranhamente tranquila».
Colaborador de algumas publicações estrangeiras, como o Courrier du Centre International d' Études Poétiques, Tijdschript voor Poezie, ou Europe, podem encontrar-se textos seus, de ensaio e crítica de poesia, avulsamente publicados em revistas e jornais portugueses dos últimos quarenta anos.
É casado com a tradutora Maria de Lourdes Guimarães. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Muito bom estado, como novo
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa
6404
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio