Filosofia e História da filosofia. ( 1916-1934 ).

Filosofia e História da filosofia. ( 1916-1934 ).

N 9433 - Filosofia e História da filosofia VOL I . 1916-1934 e 1939-1955-. Joaquim de Carvalho F. C. G. Encadernado. 431 Páginas. 23x18cm. Cuidada edição da obra deste notável historiador e filósofo de grande nomeada.
Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz, 10 de junho de 1892 Coimbra, 27 de outubro 1958) foi um professor de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecionou a disciplina Filosofia Moderna.
Instaurou as bases modernas da história da cultura portuguesa, matéria em que alcançou grande projeção nacional, nomeadamente através dos textos que dedicou a Platão, Hegel, Husserl e, sobretudo, a Spinoza, de quem se tornou um especialista de reputação internacional.
Foi ainda diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, tendo promovido a publicação de centenas de livros e encorajado diversas linhas de investigação, em particular na história da ciência e dos pensadores portugueses. Acalentou o projeto de escrever a História da Filosofia em Portugal.
Formou gerações, impressionando fortemente a juventude, para a qual era mais do que um simples professor. Na cátedra de História da Filosofia, o professor Joaquim de Carvalho tornou-se a maior autoridade portuguesa e mesmo uma alta figura do pensamento europeu, ensinando sem impor num plano superior de dignidade intelectual e tolerância...
Grandes nomes da cultura portuguesa, como Sílvio Lima, Agostinho da Silva, Adolfo Casais Monteiro e Eduardo Lourenço - os próprios António Sérgio ou Vieira de Almeida nele reconheciam o exemplo vivo de clerc universitário - beneficiaram do contacto estreito (mesmo se fosse quase só epistolar, como no caso de António Sérgio ou Vieira de Almeida) com o mestre de História das Ideias, da qual foi, no autêntico sentido da palavra, o pioneiro no país e o maior expoente no século XX

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio