Fim de Império

Fim de Império

Fim de Império

de António Vieira

A partir das rememorações de um médico enviado para o norte de Angola, nos últimos anos da década de sessenta, desenha-se aqui um romance de formação (literária e amorosa) em que, sobre o fundo misterioso de África, assistimos ao confronto do protagonista com as experiências da guerra, por um lado, e com a realidade de Luanda, onde vai de quando em quando. Repartido em duas personagens - Nicolau, que o projecta naquele tempo, e Aónio, que o reflecte na actualidade -, o narrador é de certo modo um símbolo de toda uma geração portuguesa.
Em Fim de Império, o leitor encontrará o cenário de uma guerra lenta e imprevisível, travada por um exército desiludido, em que se anuncia já a revolução do 25 de Abril.


«Vultos, grandes vultos negros rondando. Muitos. Contra o azul pálido do céu, em volta de um ponto invisível: quase todos rodavam como as estrelas, ou o enrolamento das conchas do mar, mas alguns circulavam na direcção oposta. Descreviam grandes círculos solenes sobre aquele céu desbotado, onde as silhuetas se inscreviam deslizantes - umas enormes, outras reduzidas, algumas, olhando bem, minúsculas, errando altas no éter, dadas já ao infinito. Mas havia-as que pairavam perto e cujas sombras corriam pelo chão quais relâmpagos negros, e ele reconhecera-lhes a forma: eram abutres, um eixo imaginário unia o ponto invisível do espaço em torno do qual todos rondavam a um ponto impreciso da terra para o qual algo os atraía, algo ligado à morte.

Portes não incluídos no valor anunciado.
Portes correio normal: 1,60 euro.
Portes correio registado: 3,80 euro
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Indigo

Anunciante desde Jul. 2013 PRO
Verificado com 11 408 anúncios publicados Sintra - Algueirão-Mem Martins
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio