Finis Patriae - Guerra Junqueiro

Finis Patriae - Guerra Junqueiro

Finis Patriae - Guerra Junqueiro
Este livro foi lançado em 1891 pela Empreza Litteraria e Typographica Editora - 62 pags.
Obra poética de Guerra Junqueiro dedicada "à mocidade das escolas" e publicada no ano do Ultimato da Inglaterra a Portugal. Em procissão dramática, num cenário negro, desfilam várias personagens, tipos sociais e/ou símbolos, proferindo um extenso requisitório que visa provar o fim da pátria. Sucessivamente falam: "choupanas de camponeses", "pocilgas de operários", "casebres de pescadores", "hospitais", "escolas em ruínas", "cadeias", "condenados", "fortalezas desmanteladas", "monumentos arrasados" e "estátuas de heróis". A conclusão do doloroso inquérito resume-se no verso: "Que é da nação? - Morreu na história." Contudo, o último poema, "À mocidade das escolas", retomando circularmente a dedicatória, é um incitamento a que a
juventude dê a vida pelo ressurgimento da pátria.
O livro inclui ainda os poemas "O Caçador Simão" e "À Inglaterra": enquanto o primeiro censura de forma alegórica o alheamento do monarca português perante a ofensa inglesa, o segundo insulta abertamente a nação inglesa.
Livro de capa mole, a capa e contra-capa com alguns damos, miolo amarelecido.
Preço: 16,00EUR

Entrego em mão na zona de Alvalade - Av. de Roma ou envio por correio editorial ou registado simples com custos suportados pelo comprador.

Não envio á cobrança, pagamento por transferência multibanco.
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Isa Nunes

Anunciante desde Out. 2020
Verificado com 404 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 1 diaTempo de resposta superior a 1 hora