Gonzaga ou A Devolução de Minas por Castro Alves. Drama 1922

Gonzaga ou A Devolução de Minas por Castro Alves. Drama 1922

N 14313 Gonzaga ou A Devolução de Minas por Castro Alves. Drama histórico Brasileiro em 4 actos. Nictheroy Escola Typográfica Salesiana. 1922. 165 Pgs. 10,5x16cm. Manchas na capa. RARO NO MERCADO.
Foi em 1867 que Castro Alves encenou pela primeira vez o drama Gonzaga ou A Revolução de Minas, em que propagandeia seus ideais patrióticos e abolicionistas e faz transparecer seu amor por Eugênia Câmara, atriz portuguesa para quem escreveu o texto, sonhando vê-la despontar nos palcos brasileiros. A ela foi reservado o papel de Maria Dorotéia de Seixas Brandão, amante do poeta Tomás Antônio Gonzaga, centro do triângulo amoroso que se completa com o então Governador de Minas Gerais, o VI Visconde de Barbacena.
Castro Alves voltou-se para o teatro por duas razões: uma social e outra pessoal. Sua vocação abolicionista e seu caráter propagandístico, de um lado; e sua paixão por uma atriz, de outro. Através da primeira, visava o ideal de Pátria; pela segunda, seria capaz de criar uma peça, para vê-la brilhar nos palcos. Assim nasceu Gonzaga ou a Revolução de Minas, durante as férias do autor entre 1866 e 1867, no Recife, quando já vivia sua paixão com Eugênia Câmara.
A peça foi representada pela primeira vez em setembro de 1867 sob ovações do público. No ano seguinte apresentou-a a José de Alencar e este a recomendou a Machado de Assis. Ambos foram generosos com o autor. Mas ele não conseguiu encená-la no Rio de Janeiro. Em São Paulo, encenou-a com o ator Joaquim Augusto, ator em grandeza comparável a João Caetano. Mas advertiu-o que se tratava de um texto para uma platéia acadêmica. Em 1875, entretanto, a peça saiu no Rio e foi somente em 1881 que Rui Barbosa reconheceu os méritos da obra.
Segundo Décio de Almeida Prado, o texto está alicerçado sob três pontos principais: a inconfidência, a abolição e o triângulo amoroso dos personagens principais. Quanto à Inconfidência, trata-se, de acordo com o autor, do ponto mais importante historicamente, mas o mais frágil no desenvolvimento do enredo

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