Guilherme de Melo // As Vidas de Elisa Antunes

Guilherme de Melo // As Vidas de Elisa Antunes

Autor: Guilherme de Melo
Obra: As Vidas de Elisa Antunes
Editor: Editorial Notícias
Ano: 1997
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 209

Observações: Guilherme de Melo [Lourenço Marques (hoje Maputo), 1931 - Lisboa, 2013]
Romancista, contista e jornalista.
Fez os estudos liceais em Lourenço Marques, onde, com vinte anos, ingressou no jornalismo profissional que não mais deixou. Primeiro na sua cidade natal, no Notícias da Tarde (1952) e no Notícias (1952-1974), e depois em Lisboa, no Diário de Notícias (de 1975 a 1997, ano em que se aposentou).
Estreou-se literariamente com poemas, no Itinerário de Lourenço Marques, em 1949, e em livro com A Menina Elisa e Outros Contos (Lourenço Marques, 1960). Colaborou em vários suplementos literários da imprensa de Moçambique, com poemas e contos, e nas revistas Capricórnio, de Lourenço Marques, Paralelo 20, da Beira, e Colóquio/Letras, de Lisboa.
Colaborou num programa de teatro radiofónico dirigido por Reinaldo Ferreira, de 1956 a 1959, quer escrevendo peças originais, quer adaptando peças de teatro de outros autores, nomeadamente de Ibsen e de Lorca.
Com A Sombra dos Dias (Lisboa, 1981) a sua actividade literária, nomeadamente a de romancista, foi relançada, devido não só à forma positiva como a crítica recebeu aquele livro, mas também devido à coragem como no mesmo é abordado o tema habitualmente tabú da homossexualidade.
Guilherme de Melo está representado, como poeta, na antologia da Casa dos Estudantes do Império, de Lisboa, Poetas Moçambicanos (1962), e como prosador nas antologias Poetas e Contistas Africanos (João Alves das Neves, São Paulo, 1963), Antologia do Conto Ultramarino (Amândio César, Lisboa, 1972) e Sovremennaia Afrikanskaia Novella [A narrativa contemporânea africana] (G. Golovniev, Moscovo, 1972). - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999

Muito bom estado.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa, romance
15374
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio