Guiné Portuguesa. A. Teixeira da Mota. I Volume.

Guiné Portuguesa. A. Teixeira da Mota. I Volume.

N 9250 Guiné Portuguesa. A. Teixeira da Mota. 1 Tenente. I Volume ( de 2). Agência Geral do Ultramar 1954. 394 Páginas. 23,5x16cm.
Avelino Teixeira da Mota acompanha o Governador Sarmento Rodrigues, foi seu Ajudante de Campo e depois passou a prestar serviço na missão Geo-Hidrográfica da Guiné Portuguesa, em 1947. Para trás ficavam os seus decisivos contributos na fundação, organização e publicação de um Boletim Cultural, na elaboração de um inquérito etnográfico, e na sua preparação para publicação uma nova carta geográfica e etnográfica da Guiné. Mesmo com alguns interregnos, Teixeira da Mota ficará na Guiné até finais de 1957. Ele reconhecerá mais tarde que havia encontrado a solução providencial para continuar na costa ocidental de África e a aprofundar os seus conhecimentos sobre a Guiné. Por exemplo, é neste período em que colabora com a Missão Geo-Hidrográfica que estabelecerá contactos mais estreitos com membros do Institut Français de lAfrique Noire (IFAN), prestigioso centro de investigação científica da África Ocidental Francesa, que publica a sua primeira obra de fôlego, em 1950, sobre a toponímia de origem portuguesa usada para denominar vários locais na Costa Ocidental de África. Finalmente, aparecerá em 1954 a Guiné Portuguesa que ainda hoje é inultrapassável em muitos dos seus pontos focados, como escreve o seu biógrafo, Carlos Valentim, nomeadamente no que respeita à Geografia Física e Humana, à Geologia e História do espaço guineense. Apresentada em dois tomos, publicada pela Agência-Geral do Ultramar, desta monografia é uma súmula dos cerca de nove anos de conhecimento e estudo do autor sobre a Guiné Portuguesa.

Tratando-se de um trabalho de primeiríssima, e sendo o primeiro retrato histórico de importância incontestável, obra de primeiríssima água, deve-nos merece uma apreciação detalhada. Como segue.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio