Idalécio Cação // Daqui Ouve-se o Mar 1991

 22 Abr, 16:28

12 €

Idalécio Cação // Daqui Ouve-se o Mar 1991

22 Abr, 16:28

12 €

Autor: Idalécio Cação
Obra: Daqui ouve-se- o mar
Editor: Fora do Texto, 1991
Formato: capa mole
Págs: 132

Observações: Ficcionista e poeta. Viveu até muito tarde na sua aldeia, mas quando se radicou em Aveiro, a partir de 1954, interessou-se pelos problemas culturais e, como trabalhador-estudante, pôde frequentar o curso de Filologia Românica, em que se licenciou em 1977 pela Universidade de Coimbra. Exerceu depois o ensino em escolas preparatórias e, desde 1984 na Universidade de Aveiro, onde regeu a cadeira de Didáctica do Português.
Esteve ligado ao Círculo de Teatro de Aveiro (nos anos sessenta) e participou activamente em jornais e revistas, onde tem dispersas poesias e contos. Fundou e coordenou os suplementos literários «Sal Gema do Jornal do Oeste (Rio Maior) e «Diálogo do Jornal Beira-Vouga (Albergaria-a-Velha). Foi um dos responsáveis pelos Cadernos de Poesia (1971). Mas é no domínio da ficção que a sua bibliografia merece atenção, sobretudo por ser demasiado patente nos seus contos um profundo sentido de compreensão e denúncia dos problemas da sua região natal, isto é, de toda a Gândara figueirense.
É sócio da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Cultural Sol XXI, de cuja revista é delegado em Aveiro, da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada, de que foi sócio fundador e membro da Comissão Instaladora, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, do Sindicato dos Professores da Região Centro e da Quercus. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999

Bom estado.
Portes grátis
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa, ficção


Ana Ferreira

Anunciante desde Ago. 2020
Lisboa