Imagens do Portugal Queirosiano, de Campos Matos.

Imagens do Portugal Queirosiano, de Campos Matos.

*Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Livro:
-Imagens do Portugal Queirosiano, de Campos Matos.
Edição Terra Livre.
1 edição, 1976.
Proficuamente ilustrado.
SINOPSE
"Eça iria mais tarde servir-se essencialmente de dois elementos para provocar no leitor a sensação de autenticidade da sua ficção: a naturalidade do diálogo e a descrição de espaços cénicos naturais, habitacionais e urbanos onde faz decorrer a intriga romanesca. O cenário real de que se serve não é, porém, no universo literário queirosiano, um pano de fundo meramente estético ou gratuito. Ele motiva o diálogo, compartimenta e dinamiza a acção, liga-se à vida das personagens estabelecendo uma correlação íntima com a sua movimentação, projectando-se, muitas vezes, no seu comportamento e estado de espírito."

Esta passagem vem logo a seguir a uma referência a O Mistério da Estrada de Sintra, obra de 1870, ainda no início da carreira de Eça de Queirós, que A. Campos Matos informa ter causado preocupação às autoridades da época, tão convincente resultara a urdidura do relato.
Numa obra toda tão interessante é entretanto de destacar a selecção das citações que relacionam as imagens incluídas na primeira parte, com passagens das obras de Eça de Queirós. Contribuem para confirmar a ideia de que este nos transmitiu um retrato muito vivo e real da sua época, e também para compreendermos o porquê de o sentirmos ainda tão actual, mais de um século após a sua morte.

*Exemplar em bom estado.

*******Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 793 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio