João Paulo Freire (Mário) // Albino Forjaz de Sampaio 1919

João Paulo Freire (Mário) // Albino Forjaz de Sampaio 1919

Autor: João Paulo Freire (Mário)
Obra: Albino Forjaz de Sampaio (Escôrço bio-bibliográfico)
Editor: Santos & Vieira: Empresa Literária Fluminense
Primeira Edição
Ano: 1919
Formato: capa mole
Págs: 130-II
Ilustrado

Observações: João Paulo Freire [Murgueira, Mafra, 1885 - Lisboa, 1953]
Foi educado no Seminário de Santarém, ingressando depois na Escola Militar de Mafra. Mas largou a vida militar pela literatura. O jornalismo atraiu-o singularmente, mantendo-se na brecha até ao fim da sua colaboração no Jornal de Notícias. Entrou em muitas polémicas, pela Monarquia, pela República, tendo aderido a esta depois de defensor acérrimo do velho regime. Foi redactor do Diário Ilustrado (de que também chefiou a redacção), da Nação, da Capital e do Diário de Notícias. Trabalhou ainda nos jornais Campo de Ourique, de Aljustrel, Distrito de Beja, Diário da Noite.
Foi mobilizado em 1917, seguindo para França e atingindo o posto de segundo-sargento. Esteve preso por incluir Oliveira Salazar entre os portugueses com ascendência judaica: foi arrancada a folha do volume e impressa outra sem essa referência e só assim circulou Os Judeus e os Protocolos dos Sábios de Sião.
Polígrafo, olisipógrafo ilustre, foi um trabalhador infatigável, e na sua extensíssima bibliografia nem sequer faltam as incursões poética, novelística e teatral. Assinava os seus livros com o nome seguido do pseudónimo Mário. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994

Bom estado, ligeira acidez
Portes grátis.
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway

biografia , biobibliografia
11330

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio