João Rui de Sousa // Este Rio de Quatro Afluentes 1988

João Rui de Sousa // Este Rio de Quatro Afluentes 1988

Autor: João Rui de Sousa
Obra: Este Rio de Quatro Afluentes. (Uma leitura de Agua Clara - Poetas em Vila Viçosa)
Editor: Património XXI
Ano: 1988
Primeira edição
Formato: cartonado
Págs: n.p.

Observações: João Rui de Sousa [Lisboa, 1928 - Lisboa, 2022]
Poeta e ensaísta.
Depois de ter concluído um curso de técnico agrícola, e já a trabalhar num organismo de coordenação económica onde desempenhou funções no sector da documentação e edições, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas, pela Faculdade de Letras de Lisboa. A partir de 1982 e até à sua aposentação em 1993, trabalhou como investigador na área de espólios literários da Biblioteca Nacional.
Foi um dos fundadores, com António Ramos Rosa, António Carlos (Leal da Silva), José Bento e José Terra, da revista Cassiopeia, que dirigiu em 1955 e onde se estreou literariamente com dois poemas e o ensaio «A Angústia e o Nosso Tempo».
A sua poesia, só revelada em livro no início da década de sessenta, dir-se-ia situar-se entre esta década e a anterior. Daí o modo como sabe equilibrar a distensão da linguagem com um sentido elíptico que se diria voluntariamente assumido, as preocupações sociais com a ambiguidade de uma linguagem que acaba por encontrar o espaço próprio das suas imagens e metáforas, uma dispersão surrealizante com uma maior exigência e limpidez na construção poemática.
Colaborou em avultado número de jornais e revistas, nacionais e estrangeiras, e tem participado em recitais de poesia em diversos pontos do país. Está representado em mais de três dezenas de antologias e volumes colectivos. Ao nível da actividade ensaística, e com predomínio da crítica de poesia, tem igualmente colaboração em cerca de dezena e meia de publicações periódicas, destacando-se, pela intensidade dessa colaboração, Colóquio-Letras, JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias e A Capital.
Em sessões públicas de vária índole ou sob forma prefacial, fez a apresentação de apreciável número de autores ou de algumas das suas obras. Para além de estudos mais desenvolvidos e já recolhidos em publicações, nomeadamente sobre Cesário Verde e Mário Saa, teve responsabilidades na organização e na apresentação de volumes como Fotobibliografia de Fernando Pessoa(1988) e Poesias Completas de Adolfo Casais Monteiro (1993). - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998 [actualizado em junho de 2022]

Muito bom estado
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

ensaio
7075

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio