José Fernandes Fafe // Tratos, retratos: novelas 1995

José Fernandes Fafe // Tratos, retratos: novelas 1995

Autor: José Fernandes Fafe
Obra: Tratos, retratos: novelas
Editor: Chiado
Ano: 1995
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 141

Observações: José Fernandes Fafe [Porto, 1927]
Poeta e ensaísta. Fez estudos em Lisboa e em Coimbra em cuja Faculdade de Letras se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas. Foi professor do ensino secundário, mas abandonou a docência para seguir a carreira diplomática, tendo sido, depois do 25 de Abril de 1974, embaixador de Portugal em Havana, na Cidade do México, na Cidade da Praia e, mais recentemente, em Buenos Aires.
A sua poesia, de filiação neo-realista, é servida por um vocabulário que não recusa o termo banal ou prosaico e, às vezes, ostensivamente grosseiro ou chocante, especialmente nos seus poemas mais recentes. Sob o pseudónimo de David Allport, assinou «a primeira biografia autêntica do Che», Che Guevara, da Cuba al Terzo Mondo, publicada pela editora italiana Mondadori, na impossibilidade de encontrar editor no Portugal de 1968. O livro fez correr muita tinta pelo mundo, então preocupado em identificar e encontrar o suposto «autor americano». Mais tarde, em funções diplomáticas em Cuba, desenvolveria uma interessante amizade com o pai do Che.
Nomeado embaixador itinerante para as Questões Culturais, um pouco por todo o mundo, encontra-se hoje aposentado, mas no activo da vida escrita. Tem colaboração dispersa por jornais e revistas. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Muito bom estado
Portes grátis.
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa , ensaio
6142

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 082 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio