Marília de Dirceu, de Tomás António Gonzaga.

Marília de Dirceu, de Tomás António Gonzaga.

*Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Livro:
-Marília de Dirceu, de Tomás António Gonzaga.
Edição EDIDOURO, 1985.
Tem 122 páginas.
Sinopse
Publicado em Lisboa, em 1792, ano em que Gonzaga partira para o exílio em Moçambique, relata seu amor por uma brasileira: Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, de quem fora noivo.
Informa José Marques da Cruz, no seu "História da Literatura", que este era "o livro de cabeceira do grande lírico português João de Deus" e que este poema são "versos amorosos, de uma ternura comovida, em descantes graciosos, à sua namorada Marília, tão cheios de sentimento que Romero diz ser ele "o mais afamado dos poetas mineiros" e Pereira da Silva "que os seus versos rivalizam com as mais belas canções de Petrarca". O que caracteriza os seus versos é a simplicidade, a espontaneidade tão natural, que parece prosa fluida e cantante."
Já José Veríssimo em "A Literatura Brasileira", ressalta a obra em seu contexto histórico.
Marília não foi só uma personagem do clássico da literatura, ela foi real. Conheceu Dirceu (Thomás Antônio Gonzaga) em Ouro Preto com 16 anos, enquanto ele tinha 40. Seu romance permaneceu em segredo pois seus pais não aceitavam por ele ser mais velho. Quando completou 18 anos, ficaria noiva de Thomás e no dia marcado ele foi preso por ser um dos membros da inconfidência mineira, delatado por Joaquim Silvério dos Reis.
Tomas Antônio Gonzaga foi preso e levado para o Rio de Janeiro e se correspondia com ela pelos pseudonomes de Dirceu e Marília, seu nome era Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, nascida aos 08 dias do mês de novembro de 1767. Tomás então é sentenciado a viver em degredo na África, onde se casa com a filha de um negociador de escravos e morre aos 65 anos de idade, já Marília (Maria Dorotéia) o espera até o fim da vida, aos 85 anos de idade. Sem saber que Tomás morrera 20 anos antes.

*Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 845 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio