Mário de Carvalho // Contos da Sétima Esfera

Mário de Carvalho // Contos da Sétima Esfera

Autor: Mário de Carvalho
Obra: Contos da Sétima Esfera
Editor: Rolim
Ano: s.d. (1981)
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 200-(3)

Observações: MÁRIO Costa Martins DE CARVALHO formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Inicia-se, durante o curso, na actividade política, envolvendo-se nas lutas estudantis que em Portugal se produziram na década de sessenta. Mais tarde, já durante o serviço militar, é preso também por razões políticas, tendo partido para o exílio em 1973 (França e Suécia) e regressado a Portugal após a revolução de Abril de 1974.
Advogado e jornalista, estreou-se como escritor no volume antológico Mar, (Lisboa, 1981), publicando no ano seguinte o seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera. Desde então, tem mantido um ritmo de publicação e um nível de recepção crítica e pública das suas obras que o situam entre os mais importantes ficcionistas portugueses da actualidade.
Com uma escrita reveladora de um grande domínio da língua, um estilo que não se consegue situar em escola alguma e onde se sentem influências de grandes mestres clássicos da literatura portuguesa, como Camilo ou Garrett, num registo que, no entanto, se destaca pela sua extrema modernidade, Mário de Carvalho percorre uma variedade de temas, géneros e tempos históricos com a mesma aparente facilidade, cultivando um registo frequentemente irónico, e mesmo humorístico, com várias incursões pelo domínio do fantástico.
A sua obra como dramaturgo é igualmente uma das mais interessantes que surgiu na última década em Portugal, tendo sido levadas à cena algumas das suas peças pelos grupos «O Bando (Estilhaços, a partir de «O sentido da Epopeia, em 1989), «Novo Grupo («A rapariga de Varsóvia, em 1991) e pelo Teatro da Malaposta («Haja Harmonia, 1997 e «Se Perguntarem por mim não Estou, 1999). Mário de Carvalho é ainda autor de diversos guiões, diálogos e adaptações para televisão e de um guião para cinema.
Leccionou escrita de argumento no departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema entre 1999 e 2001 e, entre 2000 e 2002, ministrou dois cursos de Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, leccionando Escrita de Teatro. Em 2003 dirigiu oficinas de Escrita Criativa organizadas pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas) e pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). - Centro de Documentação de Autores Portugueses


Bom estado
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa, contos
7627
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 084 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio