Muito Mais do que Saudade// Joel Neto-Port/Inglês

Muito Mais do que Saudade// Joel Neto-Port/Inglês

Muito Mais do que Saudade
Do que falamos quando falamos de regresso?
de Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida

Está no ADN dos povos o modo como abordam a viagem, e os Açorianos são um povo de viagem. Viajam porque é a viagem o que os separa do mundo. Viajam porque é a viagem o que os separa da sobrevivência. Viajam porque não podem confinar-se, por mais um momento que seja, às fronteiras da ilha àquela pequenez, àquele horror. E, contudo, sucumbem à falta dela ao fim de poucos dias. Mas onde está o verdadeiro regresso? No que regressa de facto ou no que o foi atrasando, porque nunca partiu? Dito mais à maneira de Chatwin: onde está o nómada? O nómada é aquele que viaja ou, pelo contrário, aquele que fica? É o que leva a casa consigo para onde quer que vá ou o que permanece no mesmo sítio, a sonhar com a viagem?

E que papel representa nisso a ideia de casa? Que casa é essa a que se regressa? Que casas existem? Onde fica a nossa casa durante a nossa ausência? Que género de casa podemos construir nesse outro lugar de onde não somos? E é de regresso mesmo que falamos, afinal, ou é outra a palavra?
Durante um ano, Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida viajaram pelas ilhas dos Açores e os principais destinos da diáspora açoriana, à procura da pirâmide lexical do regresso a casa. Realizado sob a égide da FLAD Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento, o projecto deu origem ao filme O Caminho de Casa (www.vimeo.com/ocaminhodecasa), com realização de Arlindo Horta e estreia na RTP, e conclui-se agora com Muito Mais do Que Saudade.
1 Edição 2020
capa dura
9789898979391
Editor: Cultura EditoraI
174 x 241 x 31 mm
Páginas: 384
Literatura de Viagem
Memórias e Testemunhos


Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Maria Afonso

Maria Afonso

Anunciante desde Set. 2011 PRO
Verificado com 5 469 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora