N 12588 Mais Fados e Companhia. Vasco Graça Mour

N 12588 Mais Fados e Companhia. Vasco Graça Mour

N 12588 Mais Fados e Companhia. Vasco Graça Moura. Fado 100 Anos Público. 100 Páginas. Imagens de Stuart Carvalhais. 27x21cm. Livro absolutamente novo.
Depois de ter publicado as minhas letras do fado vulgar (1997, reedição acrescentada em 2001), pensei que não viria a reincidir nova tentativa de escrever para o mais popular dos nossos géneros cantados. Todavia, em princípios de 2003 e a pedido de Mísia, concordei em escrever uma séries de letras para outras tantas músicas de Carlos Paredes, de que ela gravou a maior parte. Tratava-se de um desafio completamente diferente , uma vez que se tornava necessário preparar textos que "encaixassem" em peças musicais já existentes, o que implicava percorrer um caminho inverso daquele a que eu estava habituado. E com isso me vi envolvido numa experiência muito aliciante e muito complexa que, de resto, me permitiu compreender melhor as estruturas e as subtilezas do universo musical de Paredes.
Foi durante a feitura dessas peças que muitas outras ideias, que nestas coisas são como as cerejas, suscitadas à medida que os referidos textos iam sendo construídos para essa colaboração e discutidos com Mísia, deram lugar a mais uma série de letras para fado.
Na mesma fase ocorreu-me que seria possível estruturar uma sequência de peças em que uma mulher, sozinha no palco, refizesse em fado uma situação dramática do tipo da que é apresentada em La voix humaine, de Jean Cocteau. Daí os dois fados, "angústia ao telefone" que, intercalados numa série mais vasta de desesperos, poderiam pontuá-la.


Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio