O Nobre Sequestrador - Antônio Torres

O Nobre Sequestrador - Antônio Torres

"Em O nobre sequestrador, Antônio Torres conta a história de René Duguay-Trouin, corsário francês e personagem de muitas aventuras cuja espada submeteu navios, sequestrou cidades, intimidou vontades e conquistou corações.Depois do sucesso de Meu querido canibal vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura em 2001 , cujo personagem principal era o emblemático Cunhambebe, Antônio Torres não resistiu pesquisar sobre a vida de outra figura importante mas muitas vezes esquecida na história do Rio de Janeiro. "Esse audaz corsário de Luiz XIV, que encheu o Rio de terror e medo. Corri mundos e fundos atrás das suas trilhas, fui duas vezes à terra dele, Saint-Malo, que fica na Bretanha francesa e também a La Rochelle, de onde Duguay-Trouin partiu.", revela o autor. René Duguay-Trouin, um dos mais audazes personagens de seu tempo, chegou ao Brasil numa esquadra de 18 navios, com quase 6 mil homens e 700 canhões, para saquear o ouro que era embarcado no Rio de Janeiro e seguia para Portugal. Executou o plano com sucesso e tomou a cidade como refém durante cinquenta dias, enquanto aguardava o pagamento do resgate para devolvê-la a seus habitantes, depois de encher os navios com o ouro carioca para partir, deixando-a dilapidada. A bem-sucedida invasão de Duguay-Trouin funcionou como vingança pessoal para ele um ano antes, um outro corsário francês, Jean-François Duclerc, tentou invadir o Rio, com cinco navios e mil homens, mas fracassou, terminando preso e assassinado misteriosamente , além de representar um grande lucro para a França. As motivações de Duguay-Trouin eram bem mais amplas que as do corsário que o antecedeu. Pretendia deslocar o eixo da Guerra de Sucessão Espanhola da Europa, já que a França, que se batia nos mares contra uma poderosa coalizão formada por oito países, vinha sofrendo muito naquela guerra. Com a marinha agonizante, atacar o Rio seria uma maneira de eliminar os inimigos da França aos poucos, pelas beiradas."

Antônio Torres nasceu em 1940 em Junco, no interior da Bahia.
Estreou-se na literatura em 1972, com o romance Um cão uivando para a lua. Em 1976, publicou Essa terra, o seu maior sucesso, que já foi traduzido para o francês, espanhol, italiano, alemão, hebraico e holandês. Também é autor de Balada da infância perdida, Os homens de pés redondos, Carta ao bispo, Adeus, Velho, O centro das nossas desatenções, O circo no Brasil, Meninos, eu conto e Meu querido canibal.

Em 1998, foi condecorado pelo governo francês com o Chevalier des Arts et des Lettres. em 1987, recebeu o prémio Romance do Ano do Pen Clube do Brasil porBalada da infância perdida, e em 1997 o prémio hors concours de Romance da União Brasileira de Escritores por O cachorro e o lobo.

Em 2000, recebeu o prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra.
Meu querido canibal rendeu-lhe o Prémio Zaffari & Bourbon da Jornada Literária de Passo Fundo, em 2001.

Em 2016 recebeu o Grande Prémio Cidade do Rio de Janeiro da Academia Carioca de Letras.

in Wook

Edições Fio da Navalha
Data de Publicação: 2006
Capa mole
Dimensões: 230x136x20 mm
224 páginas
312 g
ISBN: 9789728839048

Excelente estado

Possibilidade de entrega em mãos: Cascais, Oeiras, Algés, Lisboa (zonas de Belém, Ajuda, Alcântara, Santos, Rato)
Envio simples, via CTT para Portugal Continental em correio editorial: acresce 1 EUR
Em correio registado: acresce 1,75EUR.
Pagamento da encomenda contra-reembolso: custo adicional é 3.50 EUR
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Luis Albino

Anunciante desde Set. 2010
Verificado com 47 anúncios publicados Cascais - Cascais e Estoril
Último acesso há mais de 12 dias

Opções do anúncio