O seminarista, de Bernardo Guimarães.


Especificações


Descrição

LIVRO:

-O seminarista, de Bernardo Guimarães.
Edições AlfaÔmega, Lisboa. 1979.
Tem 172 páginas.
SINOPSE
A sua obra prima foi "A escrava Isaura", contudo várias outras obras são dignas de nota, como esta:
No interior de Minas Gerais, Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, filha de uma simples agregada da fazenda. Dessa convivência nasce a afeição entre eles e, mais tarde, um tímido amor adolescente. Mas os pais de Eugênio têm outros planos para ele: querem que seja padre; por isso, o internam num seminário, obrigando-o a seguir a carreira eclesiástica. O tempo passa, mas Eugênio não esquece Margarida.

Com a ajuda dos padres, os pais dele inventam que Margarida já o esqueceu e casou-se. Desiludido, Eugênio decide-se definitivamente pela vida de padre. Os anos passam. Certo dia, ao voltar para a vila natal, ele é chamado a socorrer uma moça muito doente: era Margarida. Ao vê-la, Eugênio fica muito perturbado. Conversam e ela lhe conta toda a verdade: ela e a mãe haviam sido expulsas da fazenda, passavam necessidades e ela não tinha se casado com ninguém, pois ainda o amava. Eugênio fica transtornado ao saber que tinha sido enganado por seus próprios pais. Com esse encontro, a paixão deles renasce e, no dia seguinte, ao voltar a vê-la, Eugênio não se contém e os dois se entregam ao amor. Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver. Era o corpo de Margarida, que tinha acabado de falecer.

Eugênio não resiste ao choque e, na hora da missa, com toda a vila presente, enlouquece: "Chegando à escada que sobe para o altar-mor, o padre parou, e quando já todos de joelhos esperavam que começasse o introito, viram-no com assombro arrancar do corpo um por um todos os paramentos sacerdotais, arrojá-los com fúria aos pés do altar, e com os olhos desvairados, os cabelos hirtos, os passos cambaleantes, atravessar a multidão pasmada e sair correndo pela porta principal. / Estava louco... louco furioso.".

*EXEMPLAR manuseado em bom estado.


C

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Último acesso há mais de 15 minutos
Último acesso há mais de 15 minutos

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Lisboa - Benfica

C

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Último acesso há mais de 15 minutos
Último acesso há mais de 15 minutos