Panteão Nacional Igreja de Santa Engrácia IPPC

Panteão Nacional Igreja de Santa Engrácia IPPC

N 14567a Panteão Nacional Igreja de Santa Engrácia. Manuela Birg Teresa Gil Calado. Instituto Português de Património Cultural. 46 pgs, 15x21cm. MUITO RARO.
Monumento Nacional e obra-prima da arquitetura barroca, de influência italiana, do arq. João Antunes, foi construída sobre o templo primitivo, datado de 1568, que ruíu em 1681. As obras da atual igreja tiveram início no último quartel do séc. XVII (1684), sendo abandonadas em 1712. Obras essas, concluídas somente em meados do séc. XX, com a construção da cúpula. Desde então alberga o Panteão Nacional, encontrando-se em 2 torreões distintos os túmulos dos Presidentes da República e de artistas célebres. De planta octogonal, centralizada por uma cruz grega, de topos arredondados, inscrita num quadrado formado por 4 torreões-bloco, apresenta a sua fachada principal rasgada por um portal enquadrado por colunas salomónicas de capitéis compósitos e remate de baixo-relevo com a padroeira..
As salas tumulares do seu interior acolhem os Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona, os escritores Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, João de Deus e Sophia de Mello Breyner Andresen, a artista Amália Rodrigues, o futebolista Eusébio da Silva Ferreira e o Marechal Humberto Delgado.
O Panteão Nacional tem como missão homenagear promover e divulgar a Vida e Obra das personalidades nele presentes.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio