Paulo Mendes Pinto // Conhecimento de Deus

Paulo Mendes Pinto // Conhecimento de Deus

Autor: Paulo Mendes Pinto
Obra: Conhecimento de Deus. (Ensaios em torno do Saber, da Omnisciência, do Monoteísmo).
Editor: Quasi
Ano: 2007
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 62-II

Observações: Sejamos crentes ou não, é para nós um dado inquestionável: Deus, a existir, é omnisciente. Tudo sabe esse Deus; tudo conhece e, com o seu conhecimento, tudo criou e tudo articula ou articulou. Como se formulou a nível de História das Mentalidades essa ideia de uma divindade poder ter domínio cognitivo sobre as coisas?
De que forma interage essa dimensão omnisciente com o conhecimento que o Homem ao longo da sua história foi concebendo para si próprio? Estão dependentes, conhecimento divino e humano?
Trataremos situações relativas ao mundo dos Sumérios, à Babilónia, a Canaã, ao Mundo da Bíblia, ao Egipto antigo, à Grécia, a Roma. O elo destas linhas será a busca de elementos estruturantes de pensamento, comuns a parte da Bacia do Mediterrâneo, que possam ter concorrido para a criação de uma ideia de Deus único e de um princípio a ele associado, a omnisciência. O monoteísmo trata-se de uma efectiva visão do mundo, e, desta forma, mar¬cante para todas as tentativas de perscrutar o desconhecido. Neste quadro encontra-se a própria visão do mundo natural: Deus foi o motor de tudo, Deus está em tudo. O «tudo» é, obviamente, o mundo natural e o homem. A ciência irá desenvolver até bem próximo de nós esta visão global do universo. Religião e ciência andarão de mãos dadas, não porque tenham sido aliadas, mas porque se municiavam da mesma linguagem e da mesma forma de en¬carar os fenómenos. No fundo, ciência era, em certa e boa medida, pesquisa, não teológica, mas sobre as diferentes esferas, matérias, produtos, e aspectos do divino.
Ambas tinham o mesmo berço: uma ideia omnisciente de um Deus que, nesse sentido, tudo organizara segundo princípios lógicos e, eventualmente, perceptíveis.

Muito bom estado
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

ensaio , religião
14142

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio