POESIA João José Cochofel // O Bispo de Pedra 1975

POESIA João José Cochofel // O Bispo de Pedra 1975

Autor: João José Cochofel
Obra: O Bispo de Pedra. (Quatro Andamentos - Emigrante Clandestino - Uma Rosa no Tempo - Água Elementar)
Editor: Iniciativas Editoriais
Ano: 1975
Primeira edição
Formato: capa mole
Páginas: 124-(3)

Observações: João José Cochofel [Coimbra, 1919 - Lisboa, 1982]
Poeta, ensaísta e crítico literário e musical. Ligado ao movimento neo-realista, será um dos poetas editados na colecção coimbrã «Novo Cancioneiro. Os seus poemas têm um carácter depurado, íntimo ou afectivamente contido, sem que, no entanto, fiquem neles elididas referências à própria circunstância social, o que, assim, marcará o seu compromisso poético. Mas um certo desencanto, o modo como se pode «sonhar coisas vagas ou a «melancolia mansa que tantas vezes vem à superfície representam o enquadramento emocional que predomina na sua obra e lhe empresta uma atmosfera delicada e intimista.
Dirigiu o Grande Dicionário da Literatura Portuguesa e de Teoria Literária (1979), que deixou parcialmente publicado. É de sua autoria uma Iniciação Estética (1958), que representa uma abordagem bem informada das questões estéticas; este livro e Críticas e Crónicas (1982) trazem achegas importantes quanto à explanação de opções teóricas do Neo-Realismo a partir de um ponto de vista em que, ao contrário do que acontece noutros representantes dessa corrente, a realidade estética não é subalternizada.
Foi co-director de Cadernos da Juventude (1937) e de Altitude (1939) e director da Academia dos Amadores de Música e do seu jornal Gazeta Musical que, com o título de Gazeta Musical e de Todas as Artes fez ressurgir e dinamizou. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. IV, Lisboa, 1997

Bom estado.
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , poesia
16595

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio