POESIA José Carlos de Vasconcelos // de águia a zebra 1978

POESIA José Carlos de Vasconcelos // de águia a zebra 1978

Autor: José Carlos de Vasconcelos
Obra: de águia a zebra
Desenhos de Artur Henriques
Editor: Plátano
Colecção Plátano de Abril
Ano: 1978
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 53-(2)

Observações: José Carlos de Vasconcelos [Freamunde, Paços de Ferreira, 1940]
Poeta, jornalista e advogado.
Viveu na Póvoa do Varzim, onde começou a colaborar em jornais dirigindo mesmo uma página literária em O Comércio da Póvoa. Em Coimbra, onde se licenciou em Direito, foi um dos principais dirigentes do movimento associativo estudantil da primeira metade da década de sessenta, tendo sido presidente da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra e membro do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses (na ilegalidade). Foi ainda chefe de redacção das revistas Via Latina e Vértice. Veio depois para Lisboa, onde, para além da advocacia, trabalhou, até 1971, na redacção do Diário de Lisboa.
A partir desta data, passou a exercer apenas a advocacia, mantendo embora colaboração em jornais e revistas. A sua actuação como advogado ganhou relevo na defesa de presos políticos, assim como de jornalistas e intelectuais acusados de «crimes de abuso de liberdade de imprensa, durante o regime ditatorial.
A revolução de 25 de Abril de 1974 catapultou-o para a direcção do Diário de Notícias (como director adjunto) e para a direcção da Informação da RTP, mas foi como co-fundador da Projornal e do semanário O Jornal (Maio de 1975), semanário por si dirigido entre 1977 e 1985, e, depois, na direcção do JL: Jornal de Letras, Artes e Ideias (que fundou em 1981) que a sua actividade jornalística atingiu o ponto mais alto.
Tem também actividade como editor Edições O Jornal onde foram editados Abelaira, Natália Correia, Vitorino de Almeida, Lídia Jorge, entre outros... Colaborou na TSF-Rádio Jornal. Foi presidente da Associação Ibérica de Imprensa Privada e do Clube de Jornalistas, a cuja assembleia geral preside actualmente. Foi também fundador e é diretor editorial da revista Visão.
Pertenceu às Comissões Políticas das candidaturas à Presidência da República do general Ramalho Eanes e à Comissão de Honra da candidatura de Jorge Sampaio. Foi um dos fundadores do Partido Renovador Democrático, para cuja bancada, na Assembleia da República, foi eleito deputado e vice-presidente do grupo parlamentar. Ainda como deputado foi presidente da Comissão Inter-Parlamentar Luso-Brasileira. Pertenceu, desde a sua criação, à Comissão do Livro Negro sobre o Regime Fascista e Instaladora do Museu da República e da Resistência, no âmbito da Presidência do Conselho de Ministros.
Pertenceu à Comissão de Honra dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Foi membro do Conselho Geral da Fundação Calouste Gulbenkian e do Conselho das Ordens Honoríficas Nacionais, e comissário do Encontro Internacional Língua Portuguesa, promovido pela União Latina. Foram-lhe atribuídos todos os prémios de carreira do jornalismo português e o Prémio Cultura, da Fundação Luso-Brasileira, na sua 1 edição. Em 2013 e 2014 foi membro do júri do Prémio Camões. É membro (sócio correspondente) da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999 [revisto em dez. de 2016]

Muito bom estado, por abrir.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa , poesia , literatura juvenil
15517

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 082 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio