POESIA Mendes de Carvalho // Noite Branca

POESIA Mendes de Carvalho // Noite Branca

Autor: Mendes de Carvalho
Obra: Noite Branca
Editor: Sol XXI
Edição : Primeira
Formato: capa mole
Págs: 66

Observações: Poeta, dramaturgo e novelista, fez estudos de Economia, com estágios em Inglaterra, Suíça e França, exercendo durante largos anos funções de administrador numa empresa privada, mas teve sempre uma colaboração estreita com grupos de teatro, como a «Casa da Comédia, o «Teatro Estúdio de Lisboa e o «Clube Palco, integrando-se em 1975 nos quadros da Secretaria de Estado da Cultura como delegado junto da Fundação Gulbenkian nos trabalhos de «levantamento cultural do país, em que se empenhou até à sua morte.
Orientou a página literária do semanário Notícias do Algarve, foi director do suplemento literário do semanário O Raio (Covilhã) e co-dirigiu a revista Cronos. Tem colaboração (poemas, artigos e ensaios sobre literatura e artes plásticas) dispersa em jornais e revistas portugueses e brasileiros.
Numa interessante «auto-apresentação que escreveu em 1973 para a edição da antologia poética intitulada «Satírica, levantando algumas dúvidas sobre o verdadeiro lugar de nascimento, Mendes de Carvalho declarava: «O autor nasceu no Alcaide, pequena aldeia que aparece nos mapas decentes. Ali, aprendeu as primeiras letras. Na capital, as segundas, as terceiras e outras. Mas foi de facto em Lisboa que, tendo começado «a sonetar antes de romper a barba, se tornou afinal «anti-sonetista.
A força expressiva da sua poesia (e até das suas peças teatrais), na carga mordaz e irónica que traz consigo e na inspiração surrealista em que se enquadra, espelha a própria realidade humana e social com uma segura ironia, na certeza de não poder dizer todas as coisas de outro modo, retratando satiricamente os indivíduos, instituições ou grupos sociais numa linguagem crítica e incisiva, claramente herdada de Nicolau Tolentino ou de Alexandre O'Neill. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Muito bom estado
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa, poesia
9380

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 082 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio