Primeiro tratado jurídico

Primeiro tratado jurídico

Livro que integra a coleção "Obras pioneiras da cultura portuesa", dirigida por José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, sob a coordenação de Manuel Curado.
A escassez de referências biográficas a respeito de autores quinhentistas é frequente, mesmo que estejamos perante um escritor da primeira metade do século xvi, como é o caso de Gregório Martins Caminha, cujo livro alcançou um sucesso singular na república das letras jurídicas. Na verdade, o Tratado da forma dos libelos e da forma das alegações teve ao longo dos séculos sucessivas edições, do século xvi ao final do século xix, fazendo dele, sem dúvida, um dos mais divulgados livros portugueses de direito. Está documentada a existência de cinco edições no século xvi, três no século xvii, cinco no século xviii e uma no século xix, antes da introdução do regime liberal. [...] Pela sua raridade, esta obra merece referência na história da tipografia quinhentista portuguesa. E sem dúvida deve ser referida numa história da língua portuguesa, por ser uma das primeiras obras jurídicas publicadas em português.

Em bom estado. Envio por correio para todo o país, sendo os portes pagos pelo comprador, Também entrego em mão na minha área de residência (Massamá).

Contactar o anunciante

Fernando Magalhães

Anunciante desde Abr. 2013
Verificado com 308 anúncios publicados Sintra - Massamá e Monte Abraão
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 23 minutos

Opções do anúncio