Revista Relâmpago 17 // A Tradução de Poesia 2005

Revista Relâmpago 17 // A Tradução de Poesia 2005

Relâmpago - Revista de Poesia
Número 17 | Outubro de 2005
Director deste número: Paulo Teixeira
Edição: Fundação Luís MIguel Nava

Notas: A revista «Relâmpago» é semestral e tem obedecido rigorosamente a esta periodicidade, desde que, em Outubro de 1997, saiu o primeiro número, focando a figura literária e humana do patrono da Fundação, o poeta Luís Miguel Nava. Em Abril de 2005 de novo a revista publica um vasto dossier sobre o autor, revisitando a sua escrita e personalidade através de um conjunto de ensaios, depoimentos e fotografias, incluindo O Livro de Samuel, um texto inédito, incompleto, recentemente fixado por Alexandre Garcia.Os escassos dez anos decorridos sobre a sua morte consagraram-no já como uma personalidade de primeiro plano na literatura portuguesa das últimas décadas.
A revista Relâmpago tem dedicado, de forma idêntica, alguns dos seus números ao estudo e à abordagem documental de outros grandes poetas portugueses contemporâneos, nomeadamente Ruy Belo, António Ramos Rosa, Fiama Hasse Pais Brandão, Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos de Oliveira, Alexandre O Neill, Eugénio de Andrade, Luiza Neto Jorge, Jorge de Sena, David Mourão-Ferreira, Mário Cesariny, Vitorino Nemésio, Irene Lisboa e Herberto Helder. Foram também editados números dedicados a Luís de Camões e a Eduardo Lourenço.
Outros números centraram-se em temas diversos destes, seja de teoria poética ( O Lugar da Poesia , Como Falar de Poesia? , Como se Faz um Poema? , A Tradução de Poesia , Poesia e Música , Poesia e Artes Visuais , Poesia e Dinheiro , Elegias , Poesia e Revolução , O Estado da Poesia , Poesia e Morte , Poesia e Viagem , Poesia e Cinema , O Poeta na Cidade ), seja de natureza didáctica ( A Poesia e o Ensino ), seja de carácter panorâmico e abrangente ( Poesia Brasileira Actual , Nova Poesia Portuguesa ).
Têm colaborado na revista, com textos inéditos, muitos dos mais importantes poetas portugueses e brasileiros, assegurando-se igualmente a apresentação de poesia de línguas estrangeiras, em tradução, e uma secção de recensões críticas, que acompanha atentamente o movimento editorial português, no campo da poesia.

Muito bom estado
Portes Grátis
Pagamento por mbway ou transferência bancária.

publicações periódicas , revistas , poesia
17041

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 088 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio