TEATRO António de Macedo // A Pomba 1983

TEATRO António de Macedo // A Pomba 1983

Autor: António de Macedo
Obra: A Pomba. Peça em dois actos
Editor: Ulmeiro
Colecção: Barca Nova / 6
Ano: 1983
Formato: capa mole
Págs: 91-II

Observações: António de Macedo [Lisboa, 1931]
Cineasta, ficcionista, dramaturgo, professor, conferencista e autor de diversas publicações sobre arquitectura, estética e criatividade cinematográfica, informação e comunicação, história e filosofia e das religiões, literaturas alternativas e culturas tradicionais.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Arquitectura (1958), fez o curso livre de Literaturas Clássicas e frequentou o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2010 doutorou-se em Sociologia da Cultura pela Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a carreira profissional na Câmara Municipal de Lisboa como arquitecto, actividade que abandonou em 1964 (altura em que iniciou as rodagens da película Domingo à Tarde), para se dedicar exclusivamente ao cinema e à literatura.
Estreou-se no cinema com a curta-metragem Verão Coincidente (1963). Foi um dos pioneiros do movimento conhecido como Cinema Novo português nos anos 60 e fez parte do grupo de cineastas que entre 1966 e 1971 se bateram para que o cinema português tivesse um estatuto de qualidade e de autonomia criativa e uma nova lei e que culminou com a primeira cooperativa de cinema existente em Portugal, o Centro Português de Cinema. Leccionou na Escola de Cinema (1970-1972). Foi co-fundador da produtora de filmes Cinequanon CRL (1974), onde exerceu a sua actividade de cineasta. Foi professor no IADE (Escola Superior de design, marketing e publicidade), na Universidade Lusófona, na Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa. Em 1983 encenou O Marinheiro, de Fernando Pessoa, levado à cena no Teatro Nacional de D. Maria II. Participou em diversos festivais de cinema, nacionais e estrangeiros, tendo alcançado prémios em quase todos. Actualmente, é professor na Universidade Lusófona e na Universidade Moderna.
Foi um dos promotores dos Encontros Internacionais de Ficção Científica e Fantástico de Cascais, que se iniciaram em 1996 e de cuja Comissão Coordenadora faz parte. Tem-se dedicado ao estudo e investigação dos media audiovisuais e dos multimedia e interactivos. Tem ensaios em Cultura e Indústria da Cultura: Simpósio (1992), «Ars Ex Machina»; Religião e Ideal Maçónico: Convergências (1994), «A Ordem de Melquisedec ou Melquisedec no Cristianismo e na Maçonaria»; e em Em Louvor de Santo António de Lisboa: Testemunhos Contemporâneos das Letras Portuguesas (1998), «António, Nosso Irmão».
O conto «A Noiva Vestida de Nuvens», inserido na colectânea O Limite de Rudzky, foi publicado no vol. 22 de Antares: Science Fiction et Fantastique sans Frontières, com o título «La Fiancée Vêtue de Nuages». - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999 [actualizado em abril de 2012]

Muito bom estado.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , teatro
8853
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio