Tratado de Tordesilhas, de Vasco Graça Moura.

Tratado de Tordesilhas, de Vasco Graça Moura.

**Entrego em Benfica, ou envio por correio****

Livro
-Tratado de Tordesilhas, de Vasco Graça Moura.
Bilingue português/inglês.
Bilingue edition english/portuguese.
Edição CTT, 1994.
Tem 108 páginas.

Sinopse
Sob a chancela dos CTT, escrito e organizado pelo Vasco Graça Moura, esta excelente obra limitada a apenas 15 mil exemplares numerados e autenticados pelo INCM, apareceu nos escaparates, afim de comemorar os 500 anos do tratado de tortesilhas.
Luxuosamente composta por várias gravuras e fotos, esta edição bilingue (português/inglês) brinda-nos ainda com vários selos de 1994 (um português, dois de Espanha, um do Brasil e dois de Cabo Verde alusivos aos 500 anos do tratado).

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como Cipango e Antília. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela. O tratado foi ratificado por Castela a 2 de julho e por Portugal a 5 de setembro de 1494.
Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Archivo General de Indias, na Espanha, e no Arquivo Nacional da torre do Tombo.

**EXEMPLAR em EXCELENTE estado.

**Entrego em Benfica, ou envio por correio**

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 820 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio