Virgínia de Castro e Almeida // Cartas do Fabrício

Virgínia de Castro e Almeida // Cartas do Fabrício

Autor: Virgínia de Castro e Almeida
Obra: Cartas do Fabrício
Editor: Aillaud, Alves & C.
Data: s.d. (1914)
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 202

Observações: Virgínia de Castro e Almeida [Lisboa, 1874 - Lisboa, 1945]
Escritora de literatura infantil, dedicou-se também a outros géneros literários, como o romance e a literatura de viagens. A sua estreia nas letras, com o conto infantil A Fada Tentadora, 1895, foi patrocinada por Maria Amália Vaz de Carvalho.
Viveu muitos anos na Suíça e em França, onde fez conferências e traduções (traduziu, entre outros trabalhos, os Pensamentos de Marco Aurélio, as Novelas Exemplares de Cervantes e os Contos de Natal de Charles Dickens) e escreveu, em francês, uma Vida de Camões e a versão de Crónicas de Gil Eanes de Azurara.
A sua produção mais importante e pela qual ela conquista, ainda hoje, os seus leitores, é, no entanto, a que se liga aos livros infantis. Sempre atenta ao aspecto formativo dos seus contos, Virgínia de Castro e Almeida é simultaneamente capaz de criar um ambiente de fantasia e humor que lembra o nonsense tão frequente em obras inglesas (por exemplo nas fantásticas Aventuras de D. Redonda). No prefácio à 1. edição de um dos seus livros mais conhecidos, Céu Aberto, Virgínia de Castro e Almeida manifestava a intenção de escrever livros que proporcionassem às crianças «um riso saudável e franco [...], que as instruíssem sem darem por isso. Das suas obras de carácter histórico salienta-se A História do Rei Afonso e da Moira Zaida, 1936. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994

Exemplar amarelecido, na sua quase totalidade por abrir.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa , crónicas
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 086 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio