"Discursos" de Vasco Gonçalves

"Discursos" de Vasco Gonçalves

"Discursos - Conferências de Imprensa - Entrevistas"
de Vasco Gonçalves

1 Edição de 1976
Edição de Augusto Paulo da Gama
512 Páginas

Este livro é importante. Desde logo porque nos discursos, comunicações ao País, conferências de imprensa, entrevistas, que nele se reúnem, está o pensamento do Primeiro-Ministro de quatro sucessivos Governos Provisórios da III República, desde o II ao V.

Vasco Gonçalves é chamado a formar o II Governo quando falha a primeira tentativa para afastar da cena política o Movimento das Forças Armadas. Discursando no acto de posse, em 18 de Julho de 1974, ele reitera

«a decisão inabalável de cumprir escrupulosamente o Programa do Movimento.

Que Programa, porém? É que o Programa do Movimento, apesar de ser matéria constitucional, não era unívoco. Na verdade, propunha-se dois objectivos em larga medida inconciliáveis: de um lado, a instauração de instituições democráticas, feita a qual o exército regressaria aos quartéis, confinando-se à sua missão específica de salvaguarda da soberania; do outro lado, o lançamento das bases duma política económica antimonopolista e duma política social visando essencialmente a defesa dos interesses das classes trabalhadoras.

Excerto

----
Vasco dos Santos Gonçalves (Lisboa, 3 de Maio de 1921 Almancil, 11 de Junho de 2005) foi um militar (General) e um político português da segunda metade do século XX. Foi primeiro-ministro de Portugal dos II, III, IV e V Governos Provisórios, no período que ficou conhecido como Processo Revolucionário em Curso (PREC).

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 868 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio