Itinirario Romântico de Portugal. Manuela Azevedo

Itinirario Romântico de Portugal. Manuela Azevedo

N 8780 - Itinerario Romântico de Portugal em 2 Volumes. Mauela de Azevedo. Ilustrações e capa de Luis Jardim. Sociedade de Expansão Cultural. 1 edição. Encadernado. Vol 1 com 410 Páginas: Vol 2 com 212 Páginas. Dimensões: 250x215x50mm.
Manuela Azevedo foi a primeira jornalista mulher em Portugal. Nenhuma mulher jornalista pode olhar para ela e não pensar o que se alterou - e não alterou - desde que ela começou. E é na própria vida de Manuela que vemos como o mundo mudou pouco. Ela teve de desistir de casar - estava noiva - quando decidiu ser jornalista.
E só conseguiu bater-se de igual para igual com os homens da sua profissão sendo como eles. Hoje, as mulheres dominam as redações, mas os cargos de chefia são sobretudo desempenhados por homens. Com as exceções que confirmam a regra.

10 de Fevereiro de 2017 : Manuela de Azevedo morreu esta sexta-feira no Hospital de S. José, em Lisboa, aos 105 anos.
A nota do museu da Imprensa refere que "depois da morte de Clare Hollingworth, no dia 10 de janeiro deste ano, em Hong Kong, Manuela de Azevedo era a repórter mais antiga do mundo. Deixa uma obra vasta que honra o jornalismo e o mundo das letras, já que foi romancista, ensaísta, poeta e contista, tendo escrito também peças de teatro, uma delas censurada pelo regime de Salazar. Cortado pela Censura foi também um artigo que escreveu em 1935 a defender a eutanásia"
O Sindicato dos Jornalistas também emitiu um comunicado a lamentar a morte da mais antiga jornalista portuguesa: "A Direção do Sindicado dos Jornalistas manifesta o seu profundo pesar pela morte de Manuela de Azevedo". "Manuela de Azevedo recordou vários episódios da sua carreira, com uma memória descritiva invejável", recorda o sindicato.
Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio