POESIA Carlos Wallenstein // Teoria da Tributação

 22 Nov, 11:08

6 €

POESIA Carlos Wallenstein // Teoria da Tributação

22 Nov, 11:08

6 €

  • VendaTipo
  • LisboaConcelho
  • MisericórdiaFreguesia
  • 32361629Id do anúncio

Autor: Carlos Wallenstein
Obra: Teoria da Tributação
Editor: Sociedade de Expansão Cultural , 1966
Edição : 1.
Formato: capa mole
Págs: 94

Observações: Tendo deixado obra como contista, poeta e dramaturgo, Carlos Wallenstein fica, na memória cultural do século, essencialmente como homem de teatro.
Foi, de facto, a paixão pelo teatro que o levou a abandonar os estudos de Direito e Letras em Coimbra e que a partir de então se constituiu em espinha dorsal da sua variada actividade: no domínio literário, para além dos originais, como tradutor e adaptador de obras para teatro e televisão; no domínio artístico, como actor, encenador de teatro e ópera e declamador de poesia. Foi ainda director, de 1963 até à data da sua morte, da Secção de Teatro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Da sua vivência literária ressalta um pendor surrealizante que se reporta aos contactos que manteve com o movimento surrealista, nomeadamente com o Grupo Surrealista de Lisboa, e se revela mesmo numa obra já da década de oitenta como é O Amor das Três Laranjas. A crítica acerba ao peso do instituído, que asfixia e inferniza a vida do homem em sociedade está também presente como leit-motiv na sua obra, podendo Teoria da Tributação (1966), por exemplo, ser lido como uma construção crítica subliminar ao antigo regime.
Do seu espólio literário constam ainda mais de uma vintena de originais que aguardam publicação. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Bom estado, cadernos por abrir, lombada manchada
Portes grátis.
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway

literatura portuguesa , poesia


Ana Ferreira

Anunciante desde Ago. 2020
Lisboa