Pai, a sua bênção! ( Antologia de textos de Autores Açorianos )

Pai, a sua bênção! ( Antologia de textos de Autores Açorianos )

Editor: Governo Regional dos Açores

Categoria: Literatura
Subcategoria: Literatura Portuguesa
ISBN: 9726471176.
Ano: 1995
Idioma: Português
Encadernação: Capa Mole
Páginas: 313
Peso: 0,50 Kg
Menção da edição: Ed. comemorativa do Ano Internacional da Família
Tiragem: 1000 exemplares

Esta obra, que abre a lista de livros recomendados do PRL, é uma antologia de textos de autores açorianos, comemorativa do Ano Internacional da Família, organizada por Álamo Oliveira, Ana Maria Bruno, Mariana Mesquita e Susana Rocha, numa edição da, então, Direção Regional dos Assuntos Culturais e Secretaria Regional da Educação e Cultura.
Servem de mote à época natalícia, estas páginas repletas de referências ao elo familiar, às vivências do e no lar e ao lado afetivo e emocional que o final de cada ano aviva. Dezembro é, assim, por excelência (embora não esquecendo os restantes), o mês da solidariedade, da partilha e da casa acolhedora e carinhosa que nos envolve e nos restabelece.
Ler textos de autores desde Antero de Quental a Judite Jorge, que abrem e encerram respetivamente esta obra, com um leque genológico diversificado, mas urdidos num fio temático unificador, permite-nos alargar os horizontes interpretativos da ideia de família e de geração. Daí a necessidade de dividir a exploração desta obra em partes, pois seria nitidamente redutora uma abordagem apenas parcial. A própria nota de abertura comprova já esta dificuldade em selecionar os textos, os autores e as obras, «o leitor, com certeza, reconhecerá omissões e desfará presenças. Mas essa é a consequência mais saborosa que qualquer antologia pode provocar (p.13).
Deste modo, dezoito anos após a comemoração do ano internacionalmente dedicado à família, esta designada Parte I atentará em alguns dos exemplos líricos que refletem poeticamente sobre as ligações geracionais.
O umbral recebe-nos com a reflexão dolorida da origem da vida no poema «Mãe, de Antero, seguindo-se Roberto de Mesquita com o tom melancólico de «Viuvez.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Maria Fernandes

Anunciante desde Fev. 2013
Verificado com 308 anúncios publicados Funchal - Santo António
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta inferior a 4 minutos

Opções do anúncio