A Casa das Sete Empenas de Nathaniel Hawthorne

A Casa das Sete Empenas de Nathaniel Hawthorne

Vendo: 4,00 euros - Tem 5 Fotos

Titulo: A Casa das Sete Empenas
Autor: Nathaniel Hawthorne
Tradução: Francisco Bugalho
Editora: Portugália Editora
Páginas: 403

Sinopse:

Obra emblemática do século XIX, que ilustra de forma impressionante o espírito dos finais do século XVII puritano, A Casa das Sete Empenas apresenta-nos uma acção onde a hipocrisia, a bruxaria, o crime e a traição são os elementos fundamentais, fazendo o autor coincidir a história da família com a história nacional. Neste texto, Hawthorne conta-nos a maldição lançada, segundo a lenda, sobre a sua família.

De factos, nos finais do século XVII um antepassado seu, juiz dos infames julgamentos durante a caça às bruxas, é amaldiçoado, bem como os seus descendentes, por uma das suas vítimas judiciais. É esta maldição que ecoará no destino dos Pyncheon em A Casa as Sete Empenas.

Em meados do século XIX, o juiz Jaffrey Pyncheon de Salem, Massachusetts, está decidido a encontrar a escritura da propriedade pertencente ao seu tio rico, aparentemente assassinado pelo seu primo Clifford. As maquinações deste último e o seu reflexo sobre toda a família, aliados às consequências de crimes antigos que voltam para ensombrar a acção, são assuntos de um tema que surgira já em A Letra Escarlate, tratados aqui de um ponto de vista mais cómico. Ao apresentar-nos as últimas gerações de uma família decadente da Nova Inglaterra, Hawthorne mostra-nos a sua habilidade para criar personagens bizarras, extravagantes e grotescas, dando simultaneamente largas à ironia e ao gosto pelas histórias de amor.

Autor:

Nathaniel Hawthorne, nasceu em Salem, 4 de Julho de 1804 e faleceu em Plymouth, 19 de Maio de 1864. Foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar o puritanismo de sua época um dos temas centrais da tradição gótica.

Em seus romances, a delicada escrita era dotada de um pudor que pintava até os mais insignificantes pecados como máculas formidáveis.

Sempre teve a moral como tema em seus trabalhos, conferindo-lhe ares de única salvaguarda contra a crueldade humana. Dentre suas obras, A Casa das Sete Empenas (1851) é aquela que melhor assimila (e reformula) a estética gótica.
Em A Letra Escarlate, Nathaniel Hawthorne faz o confronto mais íntimo do homem com a sociedade puritana, tema do romance psicológico (como o autor o classificava, em um tempo em que o mundo ainda não cogitava de psicologia na literatura). É a história de três pecadores e de tudo o que decorre de seus erros na cidade de Boston, no século XVII. Todos os personagens carregam muita dor e vivem deprimidos.

Custo Justo/O
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 591 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora