A Relíquia de Eça de Queiroz 1ª Edição 1944

A Relíquia de Eça de Queiroz 1ª Edição 1944

Vendo: 5,00 euros - Tem 2 Fotos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.

Edição: 1 Edição Ano 1944
Titulo: A Relíquia (Sobre a Nudez Forte da Verdade O Manto Diáfano da Fantasia)
Autor: Eça de Queiroz
Editora: Livraria Lello & Irmão - Editores
Páginas: 338

Sinopse:

A Relíquia é um romance realista fantástico do escritor português Eça de Queiroz, publicado em 1887, no Porto.

O autor deu-lhe como subtítulo, a agora célebre frase sobre a nudez forte da verdade o manto diáfano da fantasia. A obra é influenciada pela Vida de Jesus e São Paulo, ambas de Ernest Renan, e pelas Memorias de Judas, de Ferdinando Petruccelli della Gattina

Romance, cuja epígrafe se tornou célebre - "Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia" - por sintetizar a aliança entre realismo e imaginação, naturalismo e fantástico, patente na obra.

Trata-se de uma obra que associa à narrativa de viagem um olhar bem-humorado sobre a condição de adaptação humana, em seus interesses de posse e em suas ilusões sociais e afetivas, por meio de negociações íntimas, por vezes conflitivas, entre o sacrifício e a recompensa. Do mesmo modo, o autor desenvolve as reflexões do protagonista em um constante diálogo entre a verdade e a fantasia, como anuncia em uma famosa epígrafe editada junto ao título: Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia.

Da intriga central - a viagem de Teodorico à Terra Santa, de onde traz, não a relíquia que prometera à tia beata, mas sim, por lapso, a camisa de dormir de uma amante - sobressai o sonho ou a viagem no tempo do protagonista, que, acompanhado pelo seu erudito amigo, Dr. Topsius, assiste à pregação, julgamento e morte de Jesus.

A obra, que exalta a figura humana de Cristo, como paradigma de amor e de bondade, foi considerada herética pelos setores mais conservadores, por questionar a divindade de Cristo.

Opinião de Leitores:

Mestre Eça
André Teixeira

Que grande livro! Uma história que prende o leitor do princípio ao fim.

Humor e Requinte Literário
Rui Teixeira

A literatura queirosiana é um pináculo estético e estilístico da literatura portuguesa. Tal expectativa não é frustrada por esta magnífica e divertidíssima narrativa, intemporal na sua riqueza e transversal no seu humor mordaz.

Uma jóia da literatura
António Mateus

Puro prazer, ler a prosa queiroziana num dos seus expoentes. A riqueza do texto, o humor fino, a narrativa que prende e, acima de tudo, a visão da essência do ser, que é sempre atual.

Uma comédia que vale a pena!
Luís Nuno Barbosa

Um livro que, bem ao estilo de Eça de Queirós, retrata e satiriza uma sociedade conservadora e beata, com uma fantástica e inesperada comédia.

(Custo Justo)

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio