Académico Futebol Clube 75 anos (1911 - 1986)

Académico Futebol Clube 75 anos (1911 - 1986)

Vendo: 20,00 euros - Tem 8 Fotos

Titulo: Académico Futebol Clube 75 anos (1911 - 1986)
Edição: Académico Futebol Clube
Composto e Impresso: Poligráfica
Coordenação: Fernando Ribeiro
Documentação e Textos: Carlos Braga e Romeu Roque
Colaboração Fotográfica: José Correia
Orientação Gráfica: António Neto
Montagem: João Silva
Dimensões: 23 x 20 cm
Páginas: 176

Presumidamente, ou não, pretendeu-se aflorar os 75 anos do Académico. Não se conseguiu esse objectivo como era de esperar, já que, a fazê-lo, necessitava-se de um autêntico manual. Contudo. assim se espera. é um reinício daquilo que andou a fazer falta no "nosso" Académico, ou seja, a história de um clube que não se pode perder pois, a memória dos homens, vai-se diluindo com o passar dos tempos

O Académico Futebol Clube, clube desportivo localizado na cidade do Porto em Portugal, que foi fundado em 15 de Setembro de 1911. Situa-se na freguesia de Bonfim, no limite com a freguesia de Paranhos, na Rua Costa Cabral. A origem do clube que hoje se denomina Académico Futebol Clube (A.F.C.) remonta ao início do século XX, foi fundado por um grupo de estudantes do Liceu Alexandre Herculano

Secundino Branco Júnior foi o primeiro Presidente desta instituição, cujas instalações destinadas à prática desportiva, eram inicialmente móveis. Em 1923 a capacidade e o espírito empreendedor dos seus orientadores e da sua massa associativa, levaram então ao início da construção do Estádio do Lima. O campo de Futebol - que viria a ser, em 1937, o primeiro relvado a nível nacional - era rodeado por duas pistas: a de Atletismo, em cinza e a de Ciclismo em cimento.

Por esta altura, o Académico mantinha em actividade centenas de praticantes das mais diversas modalidades, designadamente Futebol, Atletismo, Ciclismo, Râguebi, Ténis, Basquetebol, Hóquei em Campo, Ténis de Mesa, Bilhar e Ginástica, algumas destas pioneiras no norte do País.

Um momento bastante marcante para o Clube deu-se a 5 de Outubro de 1930, aquando da distinção com o grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, passando esta condecoração a fazer parte do seu emblema. A 15 de Novembro de 1986 foi de novo distinguido como Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Manuel Fonseca e Castro, foi o primeiro internacional de futebol de um clube da cidade do Porto; José Prata de Lima, foi o primeiro atleta Olímpico da cidade invicta tendo participado nos Jogos Olímpicos de 1928 na modalidade de Atletismo; e Ribeiro da Silva foi vencedor de duas voltas a Portugal em bicicleta nos anos de 1955 e 1957.

Ao fim de 53 anos de vida exemplar e digna, o Académico veio a perder o seu parque de jogos construído no estádio do Lima, não tendo porém perdido o seu idealismo, mantendo acesa a chama que sempre o orientou em toda a sua existência. Operou-se assim a "viragem imposta" na orientação da sua actividade em favor da juventude. Nos terrenos que restaram, ergueu nova obra, construindo dois pavilhões e dois ginásios. Actualmente um dos ginásios deixou de existir e passou a existir uma sala multifacetada, na qual já se praticou Ténis de Mesa e recentemente é privilegiada a competição de Bilhar.

Actualmente existem as modalidades de Aikido, Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Montanhismo e Campismo, Karaté, Bilhar, Ginástica, Kung-Fu, Taekwondo, Capoeira, Tiro com Arco, Musculação e Patinagem de Velocidade, encontrando-se a saúde em primeiro lugar, no rol das prioridades do Clube.

Custo Justo/O
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio