As Fabulosas Histórias Dela de Beatriz Pacheco Pereira

As Fabulosas Histórias Dela de Beatriz Pacheco Pereira

Vendo: 4,00 euros - Tem 4 Fotos

Edição: 1 Edição Ano de 2003
Titulo: As Fabulosas Histórias Dela (Contos do Porto Imaginado)
Autor: Beatriz Pacheco Pereira
Editora: Ambar
Dimensões: 15 x 23 cm
Páginas: 101

Sinopse:

Contos unidos por um denominador comum: a personagem principal é uma Ela, sem nome mas de diversas idades e temperamentos, o que une o conjunto de histórias onde a magia abunda.

Os contos têm uma temática bastante semelhante entre si. Todos são narrados por mulheres vividas, todos têm um toque de fantástico, mais ou menos proeminente, todos lidam com a solidão e por vezes até o abandono. Nesse aspecto a autora conseguiu demonstrar bem o sentimento de estar só, seja através de situações simbólicas, ou mesmo directamente.
A escrita da autora é muito simples e directa, mas por outro lado consegue transmitir algo mais que as palavras, através dos cenários e das personagens.
Uma coisa posso no entanto dizer com certeza: A autora sabe imprimir a cidade no Porto nas suas histórias. Senti-me quase a percorrer as ruas da cidade enquanto lia os contos.
De todos, os meu contos favoritos foram "Os gatos" e "O rio que chegou ao fim", pelo seu simbolismo e porque têm mais interactividade entre as personagens e/ou os cenários e as personagens.

Em suma, é uma antologia de contos muito coesa e bastante interessante.

Índice:

Este livro reúne vários contos desta escritora. Este volume contém os seguintes contos:
- A bola de neve
- O rio que chegou ao fim
- Não, nada disso
- O toque
- Os gatos
- Devastação
- A mulher azul
- Dia de calma

Autor:

Maria Beatriz Machado Pacheco Pereira Dorminski de Carvalho, nasceu no Porto, Bonfim, 26 de junho de 1951. Escritora, professora, escultora, cronista, crítica e especialista de cinema portuguesa e fundadora do Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto, com Mário Dorminsky, em 1981.

Licenciou-se em Filologia Germânica, com especialização em Literatura Inglesa), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e foi bolseira do British Council em 1970. É Bacharel em English Studies pela Universidade de Cambridge. Foi Professora do Ensino Secundário entre 1972 e 2008.

Fundadora e Directora do Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto desde a sua fundação até à actualidade.

Foi membro externo co-optado por unanimidade do 1. Conselho Geral da Universidade do Porto entre 2009 e 2013. Escreveu no semanário "Grande Porto", de cujo Conselho Superior foi membro.

Escreveu crónicas semanais sobre Cultura no diário "Jornal de Notícias" (2013-2015).

Recebeu em 2005 a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português e é Medalha de Ouro das Cidades do Porto (1996) e Medalha de Ouro de Vila Nova de Gaia (1997).

Outras Obras do Autor:

Tratado dos Anjos
Bianca e o Dragão
O Amanhã Perfeito
O Homem Que Trazia Instruções e outras estórias
Frankenstein - Mary Shelley, James Whale, Boris Karloff e os outros
Fotobiografia: 20 anos Fantasporto
Fantas Graffiti
Pre-Textos de Cinema
Do Porto e do Olhar
A Década Furiosa

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio