As Grandes Sinfonias do autor Joaquim de Macedo

As Grandes Sinfonias do autor Joaquim de Macedo

Vendo: 10,00 euros - Tem 8 Fotos

Título: As Grandes Sinfonias
Autor: Joaquim de Macedo
Capa: Arq. Luís Praça
Editora: Edições Sousa & Almeida, Lda
Páginas: 248

Autor:


Manuel Joaquim de Macedo, foi um compositor, maestro e violinista brasileiro.

Foi um grande virtuose do violino no século XIX. Compôs peças para violino, música de câmara, ópera e poemas sinfónicos.

Ao lado de nomes como Flausino Vale e Marcos Raggio de Salles foi um importante músico brasileiro.
Em Cataguases intensificou sua produção como compositor. Passou depois uma longa temporada na Bélgica, tendo ganho uma bolsa de estudos no Real Conservatório de Bruxelas.
Estudou com grandes instrumentistas como Hubert Leonard e Henri Vieuxtemps. Acredita-se ainda que tenha se aperfeiçoado com Joseph Joachim, violinista que gozava da mais alta estima de Brahms, que o consultava quando escrevia obras para violino e que a ele dedicou seu concerto para o instrumento e Charles de Bériot, compositor cujas obras para violino eram extremamente apreciadas no século XIX e início do XX. No conservatório estudou também harmonia e composição cm François-Joseph Fétis, ganhando medalha de ouro.
Ele não apenas circulava entre os maiores violinistas de sua época, era por eles considerado um igual. Prova disso é que, indicado por Vieuxtemps, foi spalla da orquestra do Covent Garden, em Londres. Após nove anos na Europa, voltou ao Brasil (1871) e foi nomeado por D. Pedro II mestre da Capela Imperial, Rio de Janeiro, onde apresentou sua opereta Antonica da Silva, com libreto de seu tio, o romancista Manoel de Macedo, obra que também foi encenada no Teatro Fênix Dramática (1880).
A partir dessa época, parece diminuir seu interesse pela performance, ao mesmo tempo em que crescia sua atividade como compositor.

É autor da ópera Tiradentes, apresentada em 1886 sob forma de oratório em Belo Horizonte. Macedo obteve uma bolsa do governo brasileiro para orquestrá-la na Bélgica, para onde voltou em 1908, o Prelúdio da ópera foi apresentado em Bruxelas, em 1910, sob regência de Alberto Nepomuceno, no Festival de Música Brasileira, na Exposição Internacional de Bruxelas. Nepomuceno regeu os trechos da obra com muito agrado.

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 591 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora